A Chevrolet pode aumentar seu portfólio no Brasil com um carro híbrido de fabricação nacional já em 2025. Em entrevista ao Automotive Business, Fábio Rua, vice-presidente de relações públicas, comunicação e ESG da Chevrolet para a América Latina, disse que o lançamento de um híbrido seria adequado para o ano em que a marca americana comemora seu centenário no Brasil.
A declaração foi feita durante a apresentação da Chevrolet S10, na última semana, portanto antes da Stellantis confirmar o lançamentos de modelos híbridos para 2024. Mas, de forma extraoficial, essa notícia já ventilava no setor automotivo. Apesar da declaração sugestiva, o executivo da Chevrolet não definiu uma data para o lançamento desse modelo, tampouco o tipo de tecnologia híbrida (micro, leve, pleno ou plugin) embarcada.
Híbridos fazem parte da transição para os elétricos
Sobre a estratégia de eletrificação, Fábio Ruas disse ao Automotive Business:
"Nosso futuro é elétrico e temos o compromisso de até 2035 não produzir mais veículos a combustão no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Até lá, vamos fazer uma transição e essa será no ritmo ditado pelo consumidor e pelo mercado. Temos novos entrantes que deram uma chacoalhada no mercado e que nos obrigam a ter maior agilidade, maior volume de lançamentos, de inovação e de condições de fazer essa transição de uma forma também mais acelerada. Até o ano passado tínhamos uma postura global de que não faríamos nessa transição uma passagem pelo híbrido. Pelas condições de mercado e com a exigência do nosso cliente, que entende que, no Brasil, principalmente, o híbrido é uma solução viável, uma solução que traz a segurança que ele precisa enquanto a gente não tem um nível de infraestrutura que gostaríamos, o híbrido passa a fazer parte do nosso hall de opções em vários países do mundo, inclusive no Brasil'.
Chevrolet intensificará oferta de elétricos no Brasil
Para além desse carro híbrido feito no Brasil, a Chevrolet terá dois modelos totalmente elétricos ainda em 2024 – Blazer e Equinox –, que chegam importados. Para o executivo da Chevrolet, esse crescimento na oferta de modelos eletrificados também servirá como um teste da sua aceitação pelo consumidor.
Outro ponto interessante da entrevista foi quando Fábio Rua disse que a hibridização é menos impulsionada pelo Proconve (Programa de controle de emissões veiculares) e mais pela determinação da empresa em acelerar seu processo de eletrificação. A entrevista do executivo da Chevrolet pode ser lida na íntegra no site do Automotive Business.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!