UAI
Dou-lhe uma!

Volkswagen Kübelwagen, jipe de guerra usado pela Alemanha, vai a leilão

Um Kübelwagen 1944, relíquia da Segunda Guerra Mundial, foi leiloado nos EUA. Conheça alguns detalhes do veículo

Publicidade
Volkswagen Kübelwagen 1944
Volkswagen Kübelwagen 1944 Foto: Bring a Trailer/Reprodução

Um ícone da Segunda Guerra Mundial está sendo leiloado pelo site americano Bring a Trailer. Trata-se de um Volkswagen Kübelwagen 1944 (Type 82), jipinho militar produzido entre 1940 e 1945 na Alemanha, a quem serviu como combatente juntamente com outras variações, como o anfíbio Schwimmwagen.

 

Volkswagen Kübelwagen 1944 está sendo leiloado.
Foram produzidas mais de 50 mil unidades do modelo Foto: Bring a Trailer/Reprodução

Curiosamente, após dar baixa no exército alemão, antes de ser leiloada esta unidade descansava no gélido estado americano do Alasca. Além de ser uma relíquia de guerra, o Kübelwagen é de interesse da enorme horda de amantes do Fusca, já que seu projeto também é de autoria de Ferdinand Porsche, que aproveitou os esforços feitos no projeto do Fusca, que ainda não tinha sido lançado.

 

Volkswagen Kübelwagen 1944 está sendo leiloado.
No último lance do leilão antes de fechar essa matéria, modelo estava com lance máximo de 40 mil dólares Foto: Bring a Trailer/Reprodução

Kübelwagen usou projeto do Fusca

A carroceria do Kübelwagen era feita em chapa metálica fina e os pneus eram de uso fora de estrada. Um para-brisa plano basculante, além de uma capota em lona dobrável, protegiam os quatro ocupantes do jipinho militar. O pneu sobressalente fixado no capô e ferramentas ornamentam o veículo militar.

 

Volkswagen Kübelwagen 1944 está sendo leiloado.
Interior do jipinho de guerra Foto: Bring a Trailer/Reprodução

Com pintura camuflada, o veículo recebeu iluminação que permite rodas nas ruas. Isso indica que, provavelmente, esse Kübelwagen passou por uma restauração.

O interior traz apenas o indispensável, com bancos em vinil preto, uma espécie de deck de madeira, poucos instrumentos e um acesso a um compartimento para armazenar objetos atrás do banco traseiro.

Mais de 50 mil unidades do jipinho foram fabricadas

O motor era o boxer, de quatro cilindros opostos, com capacidade volumétrica de 1.100cm³ de cilindrada. O Kübelwagen não tinha tração 4x4, apenas traseira, mas se virava bem no fora de estrada graças à suspensão independente e um diferencial de deslizamento limitado.

De acordo com o Silodrome, o Kübelwagen foi usado nos desertos do norte da África, nas passagens montanhosas dos Alpes, na lama implacável da frente oriental, nas ruas de Paris e nas fortificações ao longo das praias da Normandia.

Entre 1940 e 1945 foram produzidas 50.435 unidades do Kübelwagen. Após a Segunda Guerra Mundial, outras 2.490 unidades foram montadas para uso do exército britânico, que ocupou a Alemanha e contribuiu para que a fábrica da Volkswagen voltasse à ativa.