Um ícone da Segunda Guerra Mundial está sendo leiloado pelo site americano Bring a Trailer. Trata-se de um Volkswagen Kübelwagen 1944 (Type 82), jipinho militar produzido entre 1940 e 1945 na Alemanha, a quem serviu como combatente juntamente com outras variações, como o anfíbio Schwimmwagen.
Curiosamente, após dar baixa no exército alemão, antes de ser leiloada esta unidade descansava no gélido estado americano do Alasca. Além de ser uma relíquia de guerra, o Kübelwagen é de interesse da enorme horda de amantes do Fusca, já que seu projeto também é de autoria de Ferdinand Porsche, que aproveitou os esforços feitos no projeto do Fusca, que ainda não tinha sido lançado.
Kübelwagen usou projeto do Fusca
A carroceria do Kübelwagen era feita em chapa metálica fina e os pneus eram de uso fora de estrada. Um para-brisa plano basculante, além de uma capota em lona dobrável, protegiam os quatro ocupantes do jipinho militar. O pneu sobressalente fixado no capô e ferramentas ornamentam o veículo militar.
Com pintura camuflada, o veículo recebeu iluminação que permite rodas nas ruas. Isso indica que, provavelmente, esse Kübelwagen passou por uma restauração.
O interior traz apenas o indispensável, com bancos em vinil preto, uma espécie de deck de madeira, poucos instrumentos e um acesso a um compartimento para armazenar objetos atrás do banco traseiro.
Mais de 50 mil unidades do jipinho foram fabricadas
O motor era o boxer, de quatro cilindros opostos, com capacidade volumétrica de 1.100cm³ de cilindrada. O Kübelwagen não tinha tração 4x4, apenas traseira, mas se virava bem no fora de estrada graças à suspensão independente e um diferencial de deslizamento limitado.
De acordo com o Silodrome, o Kübelwagen foi usado nos desertos do norte da África, nas passagens montanhosas dos Alpes, na lama implacável da frente oriental, nas ruas de Paris e nas fortificações ao longo das praias da Normandia.
Entre 1940 e 1945 foram produzidas 50.435 unidades do Kübelwagen. Após a Segunda Guerra Mundial, outras 2.490 unidades foram montadas para uso do exército britânico, que ocupou a Alemanha e contribuiu para que a fábrica da Volkswagen voltasse à ativa.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!