O Chevrolet Cobalt foi introduzido no mercado brasileiro em 2011 e se despediu em 2019. Apesar de estar há cinco anos sem ser comercializado por aqui, o modelo segue vivo no Uzbequistão, na Ásia. Por lá, o sedan ainda é vendido em seu visual original, mas ganhará reestilização completa, que já vista em 2016.
O modelo quase foi revitalizado em 2019, porém, a ideia foi abandonada pela UzAuto, representante GM no país, que planeja realizar a transição em duas partes. O Chevrolet Cobalt terá, primeiro, uma reestilização interna, que inclui central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, novos bancos de material sintético e novos painéis das portas. Enquanto as mudanças internas chegam ainda este ano, o facelift chegará apenas entre o fim de 2025 e início de 2026.
No país asiático, o Chevrolet Cobalt tem boa aceitação, mesmo disputando com Onix Plus. Para se ter ideia, foram produzidas 118.093 unidades do sedan em 2023. A Chevrolet vendeu cerca de 370 mil carros no Uzbequistão, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 1,7 milhões de unidades comercializadas.
Chevrolet Cobalt asiático pode manter motorização
O modelo pode continuar sendo oferecido com motor 1.5 16V a gasolina de 107cv e 13,7kgfm de torque. O Chevrolet Cobalt tem duas opções de transmissão: manual de cinco marchas ou automática de seis.
No Brasil, o sedan foi vendido com motorização 1.4 e 1.8, mas esses propulsores podem não aparecer para os uzbeques. É provável que o Chevrolet Cobalt também não receba o propulsor 1.2 turbo de 132cv que equipa Tracker e Onix Plus – além da Montana brasileira – comercializados por lá.
Relembre design do Chevrolet Cobalt
Quando o modelo passou pela reestilização no mercado brasileiro, foram adicionados faróis convencionais, deixando de lado o desenho mais agressivo. No Uzbequistão, o Chevrolet Cobalt ainda ganha grade frontal moderna, além de para-choque com linhas suaves e novos vincos. As lanternas traseiras foram alongados.
O sedan ainda não consta no catálogo dentro do site da Chevrolet. No momento, estão disponíveis os modelos Onix Plus, Malibu XL e o Lancetti, que terá seu último lote produzido neste ano e será substituído pelo Cobalt – produzido há 16 anos no Uzbequistão.
- Confira outros conteúdos do VRUM no YouTube e Dailymotion!