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Neta: marca chinesa chega no 2º semestre e promete fábrica no Brasil

Empresa começará a vender três veículos simultaneamente no país a partir do segundo semestre

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Marca chinesa mostrou o modelo GT durante a apresentação, mas faz mistério quanto aos veículos que farão sua estreia no Brasil
Marca chinesa mostrou o modelo GT durante a apresentação, mas faz mistério quanto aos veículos que farão sua estreia no Brasil Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A Press
De São Paulo (SP)* - A Neta é a mais nova das marcas chinesas a declarar invasão ao Brasil. Os planos da empresa são ousados: o início das operações está marcado para o início do segundo semestre deste ano, com o lançamento simultâneo de três carros. Porém, já em 2025 ou, no máximo, em 2026, a empresa promete operar uma fábrica no país, em regime CKD, no qual todas as peças vêm de fora e são montadas localmente.
Por enquanto, a Neta diz não ter batido o martelo sobre a localização da fábrica. Porém, executivos afirmam que podem optar por uma planta industrial já implantada no país, uma vez que erguer os imóveis a partir do zero demandaria mais tempo e esforços. Assim, naturalmente, a instalação que a Toyota desativará em Indaiatuba (SP), após concluir a ampliação da unidade de Sorocaba (SP) torna-se, naturalmente, forte candidata. Enquanto isso, a gama será importada e será amparada por centros locais de distribuição de peças e de treinamento.
A marca chinesa Neta anuncia sua chegada ao Brasil, destacando em sua linha de veículos o cupê GT.
Cupê tem proposta esportiva e propulsão totalmente elétrica Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A Press
Seja como for, o plano da Neta é fazer da fábrica brasileira um pólo de exportações para toda a América do Sul. Quase ao mesmo tempo, será inaugurada uma outra fábrica no México, que abastecerá as Américas Central e do Norte. Essas ações fazem parte de uma ação de expansão da atuação global da marca, que começou já em 2024. Para se ter uma ideia, hoje, a empresa atua em 29 países e tem cerca de 600 pontos de vendas: ainda neste ano, os números devem aumentar para 50 países e 1.100 concessionários.
Quanto aos carros, a Neta, por enquanto, faz mistério e evita confirmações. Porém, a marca chinesa mostrou, durante o evento de apresentação à imprensa, o GT, um cupê sofisticado, com proposta esportiva e propulsão totalmente elétrica. No exterior, esse modelo tem opções de motorização com 231cv de potência e31,6kgfm de torque ou 462cv e 63,2kgfm. A autonomia supera os 400km. Ele, provavelmente, será um dos produtos a compor a gama local. Os outros dois poderão ser o compacto Aya e o SUV L.

Por que Neta?

Neta, de acordo com a própria empresa, é a tradução do nome de um personagem de uma lenda chinesa, que personifica a ideia de perseverança. O nome motivacional segue uma tendência que parece estar em voga no país asiático e inclui a BYD (sigla de Build Your Dreams). Trata-se de uma startup ainda recente no mercado global, com exatos 10 anos de atuação e aproximadamente 400.000 veículos produzidos. A marca faz parte do grupo Hozon, dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para a área automobilística.
A marca chinesa Neta anuncia sua chegada ao Brasil, destacando em sua linha de veículos o cupê GT.
Interior do Neta GT Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A Press
Em âmbito global, a Neta produz sete modelos de automóveis, desenvolvidos a partir de duas plataformas. Além de modelos elétricos, a empresa também comercializa veículos híbridos, equipados com motor 1.5 a combustão, que, no caso, serve para recarregar as baterias, e não para tracionar as rodas. O plano de atuação no Brasil inclui, claro, o lançamento de mais produtos ao longo do tempo.
Atualmente, a Neta tem três fábricas na China, uma na Indonésia e outra na Tailândia: esse último país, inclusive, é o maior mercado de atuação da marca fora da China. Apesar de jovem, a empresa quer crescer rapidamente e se tornar cada vez mais globalizada.
* Viajou a convite da marca