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Volvo EX30: elétrico tem preço competitivo, mas peca nos detalhes

Novo SUV da Volvo é importado da China, tem tamanho de Renegade, preço de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas deixa a desejar em experiência do usuário

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 Volvo EX30 Cfaz de 0-100km/h em 5,3 segundos
Volvo EX30 Cfaz de 0-100km/h em 5,3 segundos Foto: Volvo/Divulgação

De Campos do Jordão-SP (*) – O novo Volvo EX30 foi apresentado ao mercado brasileiro com a importante missão de ser o modelo da marca sueca mais barato à venda no Brasil.

Partindo de R$ 229.950, o Volvo EX30 é montado na plataforma SEA2 (Sustainable Experience Architecture), desenvolvida pela proprietária da marca sueca, a chinesa Geely, que também fornece a plataforma para o Smart #1.

Volvo EX30 branco de frente chapada estático no calçamento
Volvo EX30 tem bom desempenho, com arrancadas e retomadas ágeis Foto: Divulgação

Importado de Chengdu, China, o Volvo EX30 é vendido em quatro versões:

 Core, Single motor, vendido por R$ 229.950

  • Bateria 51kWh (autonomia 250 quilômetros)
  • Rodas aro 18 polegadas
  • Seis airbags
  • Frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
  • Faróis de LED com DRL com acendimento automático
  • Chave cartão
  • Visor central de 12,3 polegadas 
  • Volvo EX30 App
  • Pilot Assist
  • Ar-condicionado digital

Core, Single motor, Extended Range,  vendido por R$ 249.950

  • Todos os itens da versão anterior
  • Bateria de 69kWh (autonomia de 338 quilômetros)

Plus, Single motor, Extended Range, vendido por R$ 277.950

  • Todos os itens da versão anterior e mais
  • Rodas aro 19 polegadas 
  • Harman Kardon Premium Sound com nove alto-falantes (1.040 watts)
  • Iluminação ambiente
  • Abertura elétrica do porta-malas
  • Carregador wireless para celular
  • Ar-condicionado de duas zonas

Ultra, Single motor, Extended Range,  vendido por R$ 293.950

  • Todos os itens da versão anterior e mais
  • Rodas aro 20 polegadas
  • Teto solar panorâmico
  • Bancos elétricos
  • Câmera 360 graus
  • Park Pilot Assist

Como anda o Volvo EX30

O conjunto propulsor do novo Volvo EX30 é composto por um motor elétrico no eixo traseiro que desenvolve 200kWh, ou 272cv e 35kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 5,3 segundos. 

O SUV compacto desenvolve bem e tem boas retomadas de velocidade. A entrega imediata de torque e potência que o motor elétrico proporciona leva o motorista a querer acelerar o compacto, que tem velocidade máxima limitada em 180km/h. 

Volvo EX30 cinza de frente estático no calçamento com edifícios nas laterais
Volvo EX30 tem motor elétrico de 272cv e 35kgfm de torque Foto: Volvo/Divulgação

Como nessa plataforma a bateria fica no assoalho, o centro de gravidade do Volvo EX30 é baixo, proporcionando boa estabilidade em velocidades elevadas e curvas com excelentes tomadas, onde o motorista não sente rolagem de carroceria. O SUV compacto tem rodas aro 20 polegadas calçadas com pneus na medida 245/40 R20. 

Com freios a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e sólidos na traseira, o Volvo EX30 freia muito bem. Além de contar com ABS e EBD, frenagem de baixa velocidade em manobras e frenagem pós colisão, deixam o SUV mais seguro. 

 

Volvo EX30 branco de frente em movimento em estrada asfaltada com mata ao fundo
Distância entre-eixos do Volvo EX30 é de 2,65 metros Foto: Volvo/Divulgação

Segurança é um dos pontos fortes do novo Volvo EX30. O SUV conta com sensores frontais, traseiros e laterais, criando um ambiente de espaço seguro e monitorando eletronicamente as distâncias dos objetos em volta do carro, dando alertas ao motorista em caso de perigo de acidente. 

O motorista encontra boa posição ao dirigir o novo Volvo EX30. Os bancos são anatômicos e acomodam bem o condutor, além de contar com ajustes elétricos, enquanto a coluna de direção traz ajustes telescópicos. 

Mancadas do SUV

Ponto negativo, no quesito segurança fica por conta de não ter painel de instrumentos no compacto. Todas as informações de condução são exibidas na central multimídia de 12,3 polegadas localizada no centro do painel. Nesse caso, o motorista tem de desviar o olhar para o lado para ver a velocidade e outros parâmetros do carro, desviando sua atenção do trânsito. 

O problema poderia ser resolvido se o compacto tivesse um Head-up Display, não disponível no SUV, que diminuiria a falha na segurança do Volvo EX30. 

Outro ponto negativo do Volvo EX30 é a acessibilidade de alguns comandos, como ajuste dos espelhos retrovisores e pisca alerta, que também são acessados pela central multimídia. Poderiam ser dispostos como botões físicos, o que facilitaria a dinâmica de condução do veículo. 

 

Volvo EX30 branco de traseira em movimento em estrada asfaltada
Volvo EX30 tem boa dirigibilidade e boa estabilidade em curvas, com velocidade máxima de 180km/h Foto: Volvo/Divulgação

Atualizações remotas

O novo Volvo EX30 é preparado para receber atualizações over-the-air (OTA). Usando o aplicativo Volvo EX30, você pode agendar atualizações OTA no horário que lhe for mais conveniente.

O SUV compacto ainda conta com rede 5G nativa, com um pacote sem limite de velocidade nos primeiros dois anos. 

 

Interior do Volvo EX30 mostrando painel volante e bancos dianteiros
Interior tem acabamento em materiais reciclados e central multimídia de 12,3 polegadas Foto: Volvo/Divulgação

O novo Volvo EX30 já pode ser adquirido nas mais de 45 concessionárias da marca sueca espalhadas pelo Brasil. 

A Volvo oferece três anos de garantia ou 100 mil quilômetros para o EX30, e para a bateria do compacto, oito anos ou 160 mil quilômetros. 

Já o plano de manutenção conta com três anos incluídos, com a primeira revisão em 24 meses ou 30 mil quilômetros. 

(*) Jornalista viajou à convite da Volvo

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