Recentemente, o Senado estadual da Califórnia aprovou uma nova legislação visando reduzir mortes no trânsito por excesso de velocidade. Trata-se de uma proposta que exige que todos os carros passem a ser fabricados com alertas de limite de velocidade, medida já colocada em prática na União Europeia.
O governo federal do país já define padrões de segurança para que todos os veículos que circulam por lá emitam um sinal sonoro quando o cinto de segurança não está afivelado. Mas o projeto de lei na Califórnia vai além, exigindo que todos os novos carros vendidos no estado até 2032 emitam um aviso sonoro quando o motorista exceder o limite de velocidade em aproximadamente 16km/h.
“Pesquisas mostram que isso realmente impacta a redução da velocidade, especialmente porque algumas pessoas não percebem a velocidade com que estão dirigindo”, afirmou o senador estadual Scott Wiener, democrata de San Francisco e autor do projeto.
A tecnologia em questão, conhecida como assistente inteligente de velocidade, usa GPS para comparar a velocidade do veículo com um banco de dados de limites de velocidade. Quando o carro excede o limite em pelo menos 10mph (aproximadamente 16km/h), o sistema emite um sinal visual e sonoro único para alertar o motorista.
O Estado não precisará manter uma lista de limites de velocidade, isso ficará a cargo dos fabricantes. É provável que esses mapas não atualizem com mudanças recentes nos limites de velocidade, o que pode resultar em conflitos. No projeto, está estipulado que em caso de informações conflitantes sobre o limite de velocidade, deve-se considerar o limite mais alto.
Estima que 10% de todos os acidentes de carros em 2021 estavam relacionados ao excesso de velocidade, incluindo um aumento de 8% nas mortes por esse motivo, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas. Especialmente no estado da Califórnia, 35% das mortes no trânsito foram relacionadas ao excesso de velocidade, sendo a segunda maior taxa do país.
A Califórnia tem um histórico de influenciar políticas nacionais. Por décadas, o estado estabeleceu seus próprios padrões de emissões para carros, regras que influenciaram grande parte de outros estados irem no mesmo caminho. Quando a Califórnia anunciou que eventualmente proibiria a venda de novos carros movidos a gasolina, por exemplo, grandes montadoras logo seguiram com anúncios próprios para eliminar gradualmente os veículos movidos a combustíveis fósseis.
O projeto representa um passo significativo na luta contra o excesso de velocidade e na promoção da segurança viária, com potencial para influenciar políticas automotivas em todo o país. No entanto, em âmbito global, a tecnologia não é nova e tem sido usada na Europa, com a regra começando a valer por lá neste ano.
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