UAI
TRANSFORMAÇÃO!

Fiat 500 elétrico vira híbrido após ter baixo volume de vendas

Modelo terá versão eletrificada após sindicato italiano pressionar montadora por aumento em produção

Publicidade
Versão híbrida será fabricada na mesma planta que 500 elétrico
Versão híbrida será fabricada na mesma planta que 500 elétrico Foto: Stellantis / Divulgação

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, esteve em reunião com representantes sindicais da Itália, que pressionaram a montadora para aumentar a produção do Fiat 500 no país. A planta em Mirafiori é responsável por produzir a versão elétrica do modelo, mas, após baixa nos volumes de vendas, a montadora irá transformá-lo em híbrido.

A desaceleração no crescimento das vendas de EVs (veículos elétricos) impactou o número de unidades fabricadas, levando a introdução de longos períodos de licença para os trabalhadores locais. No início do ano, as atividades foram suspensas por mais de 20 dias. Além do Fiat 500, a planta fabrica os modelos Maserati Ghibli, Quattroporte e GranTurismo. 

O anúncio da versão híbrida também pode ajudar a aliviar as tensões entre Stellantis e o governo italiano. Recentemente, 134 unidades do Fiat Topolino foram apreendidas no porto de Livorno por apresentar uma pequena bandeira da Itália na carroceria – o compacto é fabricado em Marrocos. Além disso, o SUV Milano, da Alfa Romeo, teve de trocar de nome após disputa com representantes do governo local.

Fiat 500 híbrido pode ter diferentes motorizações

O pequeno hatch terá que receber motor com sistema micro-híbrido. Está disponível o propulsor 1.5 dos modelos Jeep Renegade, Compass e Alfa Romeo Tonale comercializados na Europa, mas estão descartados, pois são grandes para o veículo de apenas 3,63m de comprimento. Sendo assim, restou o 1.0 de 70cv da família Firefly do antigo 500 híbrido ou o 1.2 de 100cv dos vários Jeep Avenger, Fiat 600 e Lancia Ypsilon. Maiores detalhes serão anunciados pela Fiat em breve.

De acordo com a Stellantis, a expectativa é produzir 200 mil unidades da linha 500 anualmente na planta, sendo 125 mil apenas da versão híbrida. A nova configuração será construída no mesmo local do 500 elétrico e a Fiat já adiantou que há compatibilidade técnica. A novidade deve chegar ao mercado até o fim de 2025.

Montadora também pretende lançar próxima geração do Jeep Compass

A Stellantis reduzirá a produção nas plantas da Polônia e Sérvia para priorizar a produção local. O objetivo é aumentar a produção anual de veículos em solo italiano para 1 milhão de unidades até 2030 – ano passado foram feitas 750 mil unidades.

Além do Fiat 500 híbrido, o pacote inclui o lançamento da próxima geração do Jeep Compass, que continuará sendo produzido na fábrica italiana de Melfi para abastecer toda a Europa. A montadora ainda confirmou que o modelo terá uma nova versão híbrida além da 4xe atual.