A fabricante chinesa BYD, conhecida por sua forte aposta em veículos elétricos, traz mais novidades para o mercado automotivo brasileiro. Ainda no meio deste ano, há previsão para mais lançamentos da marca por aqui, já que recentemente foram avistadas as primeiras unidades de dois modelos da marca no Porto de Suape, em Pernambuco, um dos locais utilizados pela montadora para trazer seus veículos ao Brasil.
Entre as novidades, o BYD Song Pro, que deverá ser apresentado oficialmente no mercado brasileiro em junho, é a opção de entrada na linha Song. Conta também com o BYD King, um sedan médio, que promete ser um forte concorrente para o Toyota Corolla, líder de vendas na categoria.
Detalhes do BYD Song Pro
O BYD Song Pro DM-i promete trazer ao mercado brasileiro atualizações das versões anteriores lançadas na China. Visualmente, o Song Pro DM-i traz uma grade frontal de padrão matricial e um para-choque dianteiro de estilo agressivo, equipado com grandes entradas de ar.
Apesar de ser o modelo de entrada, o Song Pro DM-i compartilha dimensões similares às do Song Plus. Ele mede 4,73 metros de comprimento, 1,86m de largura e 1,71m de altura, com uma distância entre-eixos de 2,71m. Curiosamente, isso o torna ligeiramente maior que o Song Plus, com 3cm a mais em comprimento, 3cm a menos em largura e 3cm a mais em altura, além de uma diferença de 5cm a menos na distância entre-eixos.
O interior do SUV traz um painel de aparência moderna e um quadro de instrumentos flutuante. Uma característica bem legal é a tela giratória de 15 polegadas, que está presente em outros modelos eletrificados da marca.
O túnel central acomoda um câmbio retrátil, e o volante tem três raios com base achatada. Na versão de entrada chinesa, o modelo vem equipado com teto solar panorâmico, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de temperatura com duas zonas, sistema DiLink 4.0 e chave NFC.
O sistema de propulsão do Song Pro DM-i é uma versão modificada do utilizado no Song Plus. Composto por um motor 1.5 litro aspirado em conjunto com um motor elétrico, entrega uma potência combinada de 197cv, ligeiramente inferior aos 235cv do Song Plus.
São oferecidas duas opções de bateria: uma de 12,9kWh para um alcance de 71km no ciclo NEDC, e outra de 18,3kWh para um alcance de 110 quilômetros. No Brasil, a versão de entrada do Song Pro DM-i deve ser comercializada apenas com a bateria menor, enquanto o Song Plus manterá a opção de maior capacidade.
Detalhes do BYD King
Sendo uma evolução do Qin Plus, o BYD King que já foi testado no Brasil, mas foi descartado por estar desatualizado. Baseado no Destroyer 05, o BYD King recebeu um novo nome para facilitar sua comercialização global e já foi lançado no México. Seu design promete se destacar no mercado brasileiro, com uma grade frontal decorada com linhas prateadas, proporcionando um visual diferenciado.
Em termos de dimensões, o BYD King vence do Corolla mede 4,78m de comprimento, 1,83m de largura, 1,49m de altura e tem distância entre-eixos de 2,71m. Mas seu porta-malas tem capacidade menor do que o Toyota, com 450 litros. Em comparação, o Toyota Corolla mede 4,63m de comprimento, 1,78m de largura, 1,45m de altura e entre-eixos de 2,70m, com um porta-malas de 470 litros.
A principal disputa entre o BYD King e o Toyota Corolla será no campo dos híbridos, já que o King é um híbrido plugin e o Corolla, um híbrido pleno. Equipado com um motor 1.5 a gasolina e um motor elétrico, o BYD gera uma potência combinada de 204cv.
A bateria do King, significativamente maior, tem 8,3 kWh e proporciona uma autonomia de 50 quilômetros no modo elétrico. Há também uma versão com bateria de 18,3kWh, prometendo uma autonomia total de 1.200 quilômetros e um consumo de 25,6km/litro.
Entre os destaques nas tecnologias do BYD estão o painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, uma central multimídia de 12,8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e freios de estacionamento eletrônico.
- Acompanhe outros conteúdos do Vrum no Youtube e Dailymotion.