UAI
Liberou geral!

Rodízio em São Paulo será suspenso no feriado de Corpus Christi

Cidade terá data comemorativa prolongada e restrições valem para quinta-feira (30) e sexta-feira (31)

Publicidade
Rodízio estará suspenso no feriado, mas voltar a valer na segunda-feira (03/06)
Rodízio estará suspenso no feriado, mas voltar a valer na segunda-feira (03/06) Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo, por meio juntamente da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) anunciou que o rodízio municipal de veículos estará suspenso durante o feriado de Corpus Christi. Na cidade, a data será prolongada e acontece nestas quinta-feira (30) e na sexta-feira (31).

Sendo assim, motoristas proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 (quinta-feira) e 9 e 0 (sexta-feira) estarão liberados para trafegar nesta semana. O rodízio volta a operar normalmente na segunda-feira, 3 de junho. As demais restrições de Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Fretados (ZMRF) continuarão vigentes durante o período – as faixas exclusivas de ônibus também não estarão liberadas. A Zona Azul, no entanto, é necessário ter atenção à sinalização da placa no local.

CET dá dicas para o feriado de Corpus Christi

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda aos motoristas que se desloquem aos seus destinos entre hoje (29) e quinta-feira (30) nos períodos da manhã e tarde. No retorno, os cidadãos de São Paulo devem dar preferência ao domingo (2) e a segunda-feira (3), durante a manhã e tarde. A previsão é de que dois milhões de veículos utilizem a malha rodoviária no sentido litoral e interior durante o feriado. 

Entenda como funciona o rodízio de São Paulo

O rodízio foi criado em 1997 com o objetivo de limitar o número de veículos nas vias da capital paulista durante os horários de pico. A ideia é reduzir os constantes congestionamentos que ocorrem na capital paulista. A restrição de circulação vale para o Centro Expandido, inclusive os bairros que circundam o centro histórico, como Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda, Vila Leopoldina, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema.

Além disso, os veículos também ficam impedidos de circular no Minianel Viário, que é formado pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenida dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf e Viaduto Grande São Paulo. A não circulação vale também para as avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. Os veículos que são impedidos de circular são separados pelo número final da placa, dependendo do dia da semana. Confira a tabela:

DIA DA SEMANA FINAIS DE PLACA
Segunda-Feira 1 e 2
Terça-Feira 3 e 4
Quarta-Feira 5 e 6
Quinta-Feira 7 e 8
Sexta-Feira 9 e 0

 

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas