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Potência máxima!

Porsche revela primeira 911 híbrida que promete alcançar potência de 541cv

Atualizações no novo Porsche 911 Carrera GTS traz um sistema híbrido; veiculo chega em 100km/h em apenas 3 segundos

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Novos difusores dianteiros adaptativos ajustam o fluxo de ar conforme necessário, melhorando a ventilação e o desempenho do carro
Novos difusores dianteiros adaptativos ajustam o fluxo de ar conforme necessário, melhorando a ventilação e o desempenho do carro Foto: Porsche/Divulgação

A Porsche revelou detalhes das atualizações do novo 911 Carrera GTS, uma versão do modelo que promete redefinir o desempenho dos carros esportivos destinados ao uso urbano. O principal destaque é que trata-se da primeira vez que um Porsche 911 é equipado com tecnologia híbrida.

Desenvolvido a partir das experiências da Porsche nas pistas, o sistema híbrido do 911 usa um motor boxer de 3.6 litros acoplado a um turbocompressor elétrico de gases de escape. Esse conjunto permite que o veículo acelere de 0 a 100km/h em impressionantes 3,0 segundos e atinja máxima de 312km/h. 

Motorização

O novo motor boxer, com 485cv e 58,1kgfm de torque, pode alcançar uma potência total de 541cv e 62,2kgfm quando combinado com os motores elétricos. Essa configuração não apenas melhora o desempenho do carro, mas também reduz as emissões de CO².

A Porsche também elevou ainda mais o desempenho do 911 com modificações no turbocompressor. Agora, equipado com um sistema biturbo aprimorado, o carro apresenta um engenhoso acionamento elétrico. 

Um pequeno motor, com potência equivalente a 15cv, foi estrategicamente instalado entre o rotor e a turbina. Quando detecta uma redução na pressão de escapamento, esse motor elétrico entra em ação, garantindo um fornecimento constante de potência. 

A engenhosidade do sistema não para por aí: parte do movimento do rotor atua como gerador para alimentar o motor elétrico, aproveitando ao máximo a energia disponível. 

Contudo, a adição do sistema híbrido resultou em um aumento de peso de 50kg em relação aos modelos anteriores. Para quem valoriza a leveza e a agilidade típicas dos modelos 911, talvez esse aumento possa ser um problema, mas a marca garantiu que isso não afetará o desempenho do carro.

Melhorias aerodinâmicas e design exterior

As atualizações do 911 não se limitam à motorização. A Porsche implementou várias melhorias aerodinâmicas que contribuem para o desempenho e a eficiência do veículo.

Dentre elas, conta com difusores dianteiros adaptativos, que ajustam o fluxo de ar conforme necessário, e um novo design de para-choques, que não apenas moderniza a aparência do carro, mas também otimiza a ventilação dos radiadores.

A integração de todas as funções de iluminação nos faróis de LED Matrix também é novidade. Os novos faróis são acompanhados por uma faixa de luz redesenhada na traseira, que inclui um arco integrado e o logotipo "Porsche", criando uma impressão visual mais profunda e larga.

Interior e cockpit

Internamente, o novo Porsche híbrido apresenta um cockpit totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas é altamente personalizável, permitindo que o motorista configure a interface de acordo com suas preferências, tendo a opção de até sete visualizações diferentes.

O sistema Porsche Communication Management (PCM) foi aprimorado para facilitar a operação dos sistemas de assistência ao motorista e a personalização dos modos de condução. A interface é operada por meio de um display central de alta resolução, com tela de 10,9 polegadas.

Além disso, a conectividade foi expandida com uma integração mais profunda do Apple CarPlay, permitindo o controle de funções do veículo por meio da Siri. 

Estratégias de mercado

Nos últimos meses, a empresa atualizou quatro de suas seis linhas de modelos: Panamera, Taycan, Macan e 911. E o Porsche 911 Carrera GTS não ficou de fora da reformulação. Mas a introdução de sistemas híbridos em modelos conhecidos por atrair um público mais tradicional pode dividir opiniões entre os consumidores da marca.

A busca pela eficiência e redução de emissões, embora louvável, pode ser vista por alguns como um comprometimento das características que tornaram o 911 um ícone no mundo dos carros esportivos. A Porsche terá que equilibrar a inovação com a preservação dos atributos que fizeram do 911 um sucesso. 

As primeiras entregas do novo modelo no Brasil são esperadas para 2025. Até lá, será interessante observar como o mercado reage a essas transformações e se a Porsche conseguirá atender às expectativas tanto dos novos clientes quanto dos fãs de longa data.

A nova versão híbrida do Porsche 911 Carrera GTS está confirmada para desembarcar no Brasil em suas carrocerias cupê e cabriolet, mas a montadora mantém em sigilo tanto os preços quanto às estimativas para a abertura das pré-vendas no mercado nacional. A expectativa é que as primeiras entregas do novo modelo no Brasil são esperadas para 2025.