Dizer que os carros chineses estão invadindo o mercado brasileiro já virou chavão. Três delas - BYD, GWM e Neta - já anunciaram fábricas no país, sendo que a Caoa Chery já produz localmente. Porém, a ofensiva asiática vai além das marcas nativas. Talvez você não saiba, mas o caso é que até mesmo fabricantes tradicionais, de origem ocidental, já aderiram a projetos desenvolvidos na China.
Conheça 5 carros chineses vendidos por marcas ocidentais
O VRUM listou 5 carros que, ao menos em termos de origem, são chineses. O detalhe é que todos ostentam marcas ocidentais na grade dianteira. Isso não é defeito, tampouco qualidade: só demonstra o quanto a indústria do país, que já é a maior do mundo, tem influência global na indústria do setor. Confira o listão!
1- Fiat Titano
A história da Fiat Titano é, no mínimo, curiosa: o modelo é um clone da Peugeot Landtrek, que, por sua vez, teve o projeto desenvolvido na China pela Changan. Essa marca, inclusive, tem uma versão própria da picape, chamada de Hunter. As unidades vendidas no Brasil vêm do Uruguai, mas a origem do veículo é umbilicalmente ligada ao país asiático. Assista ao vídeo e saiba mais sobre a caminhonete!
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!
2- Ford Territory
Desde a primeira geração, o Territory chega ao Brasil importado da China. A criação do SUV ficou a cargo da JMC, uma empresa local que tem uma joint-venture com a Ford e até desenvolveu uma versão própria do projeto: o Yusheng S330. A safra atual segue, literalmente, o mesmo caminho: os carros que desembarcam por aqui são, em todo os sentidos, chineses.
3- Volvo EX30
Em 2010, a chinesa Geely adquiriu a sueca Volvo, sobre a qual tem cada vez mais influência. O EX30, último lançamento da marca no Brasil, é o maior exemplo dessa mistura de nacionalidades. O carro, que tem propulsão totalmente elétrica, utiliza a plataforma SEA2 (Sustainable Experience Architecture), originária da matriz asiática, que também é encarregada da produção.
4- Chevrolet Onix
A China é um mercado importante para a General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet. Por lá, a multinacional integra uma joint-venture com a empresa local Saic, que desenvolveu, entre outros modelos, o Onix, nas carrocerias hatch e sedan. Curiosamente, por lá, a gama saiu de linha devido à baixa aceitação, mas segue com ótimos números de vendas no Brasil.
5- Chevrolet Tracker
Outro dos carros chineses da Chevrolet é o Tracker da atual geração. Trata-se de outro fruto da associação com a Saic que acabou ganhando produção nacional. Asim como os modelos da linha Onix, o SUV também faz sucesso entre os consumidores brasileiros.