Uma pista do que pode ser o chamado "SUV do Gol", futuro utilitário-esportivo da Volkswagen do Brasil que será posicionado abaixo do Nivus, foi flagrado em testes de rua na Índia pele site Rushlane.
Por lá o modelo será lançado sob a bandeira da Skoda, que é uma marca de baixo custo do Grupo Volkswagen. Essas informações indicam que o SUV do Gol será um veículo de baixo custo de produção, totalmente pensado para obter a maior lucratividade possível (ou seja, pouco para quem compra e muito para quem vende).
O SUV da Skoda flagrado pelo Rushlane vai atuar na Índia em um segmento de modelos com menos de 4 metros de comprimento, que tem benefícios tributários.
Como por lá o projeto está bem mais adiantado - circulando apenas "zebrado" e não "encaixotado" -, o modelo chega ao mercado antes que o nosso SUV do Gol.
O que esperar do SUV do Gol?
O SUV do Gol vai utilizar a plataforma MQB para compactos, a mesma aplicada no Volkswagen Polo. Ou seja, o modelo será ainda mais simples que o Nivus, sendo esperado algo tão simplório quanto um Polo Track.
Inclusive, a distância entre-eixos do SUV do Gol será de 2,56 metros, a mesma de Polo e Nivus, indicando que o espaço interno será restrito e sem poder usar o recurso da traseira cupê no Nivus, que foi o que permitiu seu porta-malas com volume superior ao segmento.
Quanto ao visual, o SUV do Gol não será exatamente igual a esse compacto da Skoda flagrado na Índia, mas, por utilizar a mesma plataforma, os modelos podem compartilhar diversos componentes, o que economiza muito em investimento.
O modelo será fabricado na planta de Taubaté. As versões de entrada do SUV do Gol devem utilizar o motor 1.0 turbo na configuração 170 TSI, com até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque. Já as versões mais caras poderão usar o mesmo motor com a configuração 200 TSI, com até 128cv e 20,4kgfm.
A expectativa mais otimista é de que o SUV do Gol seja lançado por aqui em 2025. Com esse modelo, a Volkswagen mira no Fiat Pulse e no Renault Kardian, à medida que o segmento dos SUVS de entrada (todos flertando com hatches compactos) ganha volume com o chamado SUV do Onix e a volta do Honda WR-V. A faixa de preço do modelo vai começar perto dos R$ 100 mil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!