UAI
Cenas fortes

Jeep Renegade pode mesmo ser substituído pelo Avenger no Brasil?

SUV compacto sempre fez sucesso no Brasil. Então, porque o Jeep Avenger vem sendo apontado como seu substituto?

Publicidade
Jeep Renegade pode estar se despedindo?
Jeep Renegade pode estar se despedindo? Foto: Stellantis Press / Divulgação

O Jeep Renegade já viveu dias melhores no mercado automotivo brasileiro, mas ainda está longe de ser um coadjuvante qualquer. Por isso mesmo, não é fácil se convencer de que o SUV compacto será descontinuado a médio prazo, abrindo espaço para o Jeep Avenger. No entanto, existem fortes argumentos que podem confirmar essa tendência.

Desempenho global do Jeep Renegade é fraco

Se, no Brasil, o Jeep Renegade sempre foi sinônimo de sucesso, em outros mercados, nem tanto. O fraco desempenho global leva a marca a ter receio de investir no desenvolvimento de uma nova geração do SUV compacto.

Nos Estados Unidos, onde o Renegade já está descartado, o Jeep Compass chegou a ter uma versão mais barata que ele. O Renegade também é tido como um dos motivos pelos quais a marca tenha afundado no mercado chinês. Na Europa o SUV compacto não é um fracasso, mas também não faz sucesso.

Jeep Avenger está sendo cotado para fabricação no Brasil.
Jeep Avenger Foto: Jeep/Divulgação

Se aqui no Brasil o Renegade é o SUV compacto de entrada da Jeep e guarda uma boa distância do Jeep Compass, que só aqui é classificado como médio. Em outros mercados os dois modelos se equiparam.

E, como a próxima geração do Compass já está com o passaporte carimbado utilizando uma nova plataforma da Stellantis (a STLA Medium), quem deve sair de cena é mesmo o Renegade.

Jeep Renegade azul marinho visto pela traseira em chão de pedras e árvores ao lado.
Modelo chegou ao Brasil em 2015 Foto: Jeep/Divulgação

Plataforma favorece o Jeep Avenger

Uma inédita geração do Jeep Renegade significaria o uso de uma nova plataforma, já que a versátil Small Wide usada atualmente pode não atender a produtos globais por muito tempo. No entanto, a plataforma STLA Medium que poderia servir ao modelo é muito cara para um SUV de entrada. A alternativa seria construir sobre a plataforma STLA Small (evolução da CMP), que já é usada pelo Jeep Avenger.

Tanto é que a aposta atual é que o Jeep Avenger seja fabricado em Porto Real (RJ), onde os modelos Citroën C3 e C3 Aircross, que já utilizam a STLA Small, são produzidos.

All-new Jeep® Avenger, the first-ever fully electric Jeep SUV
Modelo é construído sobre a plataforma STLA Small Foto: Jeep/Divulgação

Estratégia global vai contra as "jabuticabas"

Fato é que, ao contrário do resto do mundo, no Brasil o Jeep Renegade ainda faz muito sentido, se posicionando entre o Avenger e o Compass. O que poderia manter o modelo em linha exclusivamente no Brasil seria manter a nova geração na plataforma Small Wide ou adaptar o SUV para a STLA Small.

No entanto, isso iria contra a postura atual da Stellantis, que é a construção de uma gama de veículos com perfil mais global para o Brasil. E, para quando estaria previsto o adeus para o Jeep Renegade? Bom, se o Avenger for lançado mesmo em 2026, certamente haverá uma pressão para que o SUV compacto lançado em 2015 "suba no telhado".