O Jeep Renegade já viveu dias melhores no mercado automotivo brasileiro, mas ainda está longe de ser um coadjuvante qualquer. Por isso mesmo, não é fácil se convencer de que o SUV compacto será descontinuado a médio prazo, abrindo espaço para o Jeep Avenger. No entanto, existem fortes argumentos que podem confirmar essa tendência.
Desempenho global do Jeep Renegade é fraco
Se, no Brasil, o Jeep Renegade sempre foi sinônimo de sucesso, em outros mercados, nem tanto. O fraco desempenho global leva a marca a ter receio de investir no desenvolvimento de uma nova geração do SUV compacto.
Nos Estados Unidos, onde o Renegade já está descartado, o Jeep Compass chegou a ter uma versão mais barata que ele. O Renegade também é tido como um dos motivos pelos quais a marca tenha afundado no mercado chinês. Na Europa o SUV compacto não é um fracasso, mas também não faz sucesso.
Se aqui no Brasil o Renegade é o SUV compacto de entrada da Jeep e guarda uma boa distância do Jeep Compass, que só aqui é classificado como médio. Em outros mercados os dois modelos se equiparam.
E, como a próxima geração do Compass já está com o passaporte carimbado utilizando uma nova plataforma da Stellantis (a STLA Medium), quem deve sair de cena é mesmo o Renegade.
Plataforma favorece o Jeep Avenger
Uma inédita geração do Jeep Renegade significaria o uso de uma nova plataforma, já que a versátil Small Wide usada atualmente pode não atender a produtos globais por muito tempo. No entanto, a plataforma STLA Medium que poderia servir ao modelo é muito cara para um SUV de entrada. A alternativa seria construir sobre a plataforma STLA Small (evolução da CMP), que já é usada pelo Jeep Avenger.
Tanto é que a aposta atual é que o Jeep Avenger seja fabricado em Porto Real (RJ), onde os modelos Citroën C3 e C3 Aircross, que já utilizam a STLA Small, são produzidos.
Estratégia global vai contra as "jabuticabas"
Fato é que, ao contrário do resto do mundo, no Brasil o Jeep Renegade ainda faz muito sentido, se posicionando entre o Avenger e o Compass. O que poderia manter o modelo em linha exclusivamente no Brasil seria manter a nova geração na plataforma Small Wide ou adaptar o SUV para a STLA Small.
No entanto, isso iria contra a postura atual da Stellantis, que é a construção de uma gama de veículos com perfil mais global para o Brasil. E, para quando estaria previsto o adeus para o Jeep Renegade? Bom, se o Avenger for lançado mesmo em 2026, certamente haverá uma pressão para que o SUV compacto lançado em 2015 "suba no telhado".
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