Recentemente, a Vinfast, fabricante vietnamita de veículos elétricos, fez movimentos para consolidar sua presença no mercado brasileiro, registrando por aqui a patente de design do seu menor SUV elétrico. Trata-se do "jipinho" Vinfast VF3, um modelo que tem um tempero brasileiro, embora feito no Vietnã.
De acordo com a revista Quatro Rodas, desde o fim de 2023, a Vinfast tem recrutado engenheiros brasileiros para trabalhar em sua fábrica em Hai Phong, localizada a 120 quilômtros de Hanói, capital do Vietnã. Esses profissionais são, em grande parte, veteranos de grandes montadoras como Ford, Hyundai, Stellantis e Mercedes-Benz no Brasil. O objetivo foi aprimorar a qualidade dos veículos da Vinfast, que receberam críticas da imprensa norte-americana, além de desenvolver uma nova geração de carros mais acessíveis, inclusive mais adaptados ao gosto dos brasileiros.
Um destaque entre esses novos modelos foi recentemente registrado no Brasil: o SUV compacto Vinfast VF3. Com design liderado pelo brasileiro João Marcos Ramos, que já foi chefe de design da Ford no Brasil e atualmente é diretor executivo de design da Vinfast, o VF3 apresenta linhas quadradas que otimizam o espaço interno. Ramos é conhecido por seu trabalho no design das duas gerações do Ford EcoSport, do Ford Ka e do Troller T4 de segunda geração.
Detalhes do jipe elétrico VF3
O Vinfast VF3 é um jipinho – bem compacto mesmo – para o dia a dia, com dimensões reduzidas: 3,11m de comprimento, 1,67m de largura e 1,62m de altura. Ele é menor que o subcompacto chinês Caoa Chery iCar e tem apenas duas portas, acomodando quatro passageiros. Mas para alcançar um porta-malas de 550 litros é necessário rebater a segunda fila de assentos.
Ainda de acordo com a Quatro Rodas, o motor elétrico do Vinfast VF3 tem 42cv de potência e 11,2kgfm de torque, instalado no eixo traseiro. O SUV elétrico acelera de 0 a 50km/h em 5,2 segundos e atinge velocidade máxima de 110km/h. Sua bateria de 18,6kWh oferece uma autonomia de 237 quilômetros no ciclo WLTP.
Internamente, o SUV adota um design com a função de ser simples e funcional, com comandos manuais para o sistema de ar-condicionado e alguns botões físicos para volume e pisca-alerta. A maioria das funções do Vinfast VF3 é centralizada em uma tela de 10 polegadas, que inclui informações de condução e compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.
No Vietnã, o Vinfast VF3 está em pré-venda desde maio, com preços a partir de aproximadamente R$ 65 mil. Há também uma opção de aquisição com aluguel da bateria, reduzindo o preço para cerca de R$ 50 mil. Até agora, mais de 27 mil unidades foram encomendadas, superando a capacidade de produção prevista para 2024, que é de 20 mil unidades. As entregas do SUV estão programadas para começar em agosto.
A Vinfast oferece uma garantia de sete anos ou 160 mil quilômetros para o VF3 no mercado vietnamita. Inicialmente em 2017, a empresta produziu veículos derivados dos antigos BMW X5 e Série 5, com motores Chevrolet. Também fabricou, sob licença, o Chevrolet Spark.
Futuros SUVs vindo por aí!
Atualmente, a Vinfast produz quatro modelos principais: o compacto VF 5, com motor elétrico de 130cv; o SUV compacto VF e34, com motor de 150cv; e os SUVs maiores VF 8 e VF 9, que são essenciais para a estratégia de exportação da empresa, já presente nos Estados Unidos. Em 2024, a Vinfast planeja lançar o VF6, um SUV compacto com versões de 170cv e 200cv, oferecendo até 400 quilômetros de autonomia.
Outro lançamento esperado é o Vinfast VF7, um SUV médio maior que o Jeep Compass. Este modelo terá versões de 177cv com uma bateria de 59,6kWh, proporcionando até 375 quilômetros de autonomia, e uma versão com dois motores, totalizando 354cv e uma bateria de 75,3kWh, capaz de oferecer até 430 quilômetros de autonomia.
A Vinfast está claramente investindo pesado para se estabelecer no competitivo mercado brasileiro, apostando em uma combinação de design inovador e expertise local para atrair consumidores.
- Acompanhe outros conteúdos do VRUM no YouTube e Dailymotion.