Desde os anos 1970, o Bizorrão vem sendo uma presença constante em encontros de carros antigos e eventos automotivos, sempre atraindo olhares curiosos e apaixonados por seus detalhes diferenciados das outras versões do Fuscas e pelas cores chamativas.
Recentemente, quem passou pelo maior encontro de carros antigos da América Latina, que ocorreu em Águas de Lindóia em maio, se deparou com um grupo de Fuscas Bizorrões. Os membros do chamado “Clube do Bizorrão” se reuniram como uma homenagem aos 50 anos, com diversas cores produzidas do modelo.
@fuscasporai Estive em Águas de Lindóia, onde acontece o 9° @ebaa_aguas e olha a quantidade de Bizorrões que encontrei por lá! O 1600s foi uma edição que durou de 1974 até 1975 e pode ser considerada a versão esportiva do Fusca. Hoje há pouco mais de 500 unidades cadastradas pelo @clubedobizorrao muito raro de ver vários Bizorrões reunidos por aí. #fuscasporai #fusca #1600s #Bizorrão #fusca1600 #carroantigo #Volkswagen #carroantigo ? som original - fuscasporai
História do Fusca Bizorrão: 50 anos
O ano era 1974, e o Brasil vivia um período de intensa transformação. O país estava sob o regime militar, que havia iniciado o chamado "Milagre Econômico Brasileiro". Foi um ano marcado pela Copa do Mundo de Futebol na Alemanha Ocidental, onde a Seleção Brasileira buscava manter o título de tricampeã, e também pela revolução cultural e musical que ecoava pelas ruas e rádios.
Em meio a esse cenário, a Volkswagen do Brasil decidiu lançar uma versão esportiva e mais jovial do famoso Fusca, destinada exclusivamente ao mercado brasileiro. Nascia assim o Bizorrão 1600S, que completa 50 anos em 2024, com adereços exclusivos que imediatamente o diferenciavam dos outros Fuscas.
Faixas laterais esportivas, uma entrada de ar na traseira, rodas de 14 polegadas, interior redesenhado com bancos esportivos, painel de instrumentos especial, além de um design mais rebaixado faziam parte do pacote. Mas, naquela época, não foi apenas a aparência que impressionou.
Sob o capô, o Bizorrão escondia um motor de 1600 cilindradas de dupla carburação, que dentro do padrão esperado da época dava um show. Introduzindo os motores 1.6 no mercado, a experiência de dirigir o Bizorrão era muito diferente dos modelos convencionais.
A Volkswagen não apenas aumentou a potência, com 54cv na versão do Fusca Bizorrão, mas também reforçou a suspensão e aprimorou o sistema de freios para garantir que essa potência extra fosse controlada com segurança.
Apesar de todo o sucesso e inovação, o Bizorrão teve uma vida curta. A produção foi interrompida em 1975, e o motor 1600 passou a fazer parte dos modelos padrão do Fusca. Mesmo assim, durante o breve período de produção, foram fabricadas mais de 5.000 unidades do Fusca Bizorrão, que rapidamente se tornaram objetos de desejo entre os aficionados por carros.
Cinquenta anos depois, o Fusca Bizorrão continua a ser celebrado . Hoje, estima-se que ainda existam cerca de 500 unidades em bom estado de conservação, tornando-se peças valorizadas entre colecionadores.
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