UAI
Pode isso?

PCDs: para comprar carro com desconto é preciso obter CHN especial

Processo para PCD comprar carro com isenção tributária pode depender de um novo exame de rua. No entanto, isso nem sempre faz sentido

Publicidade
PCDs compram carros com benefícios tributários
PCDs compram carros com benefícios tributários Foto: Elmar Gubisch/Agência Minas

Nem todos sabem, mas, para comprar um veículo PCD - com isenções tributárias concedidas às pessoas com deficiência -, faz parte do processo obter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica, caso ele seja o condutor do veículo.

No entanto, para algumas PCDs, a obtenção dessa CNH nem sempre faz sentido. É o caso da aposentada Magaly do Prado Cortes Soares (86), que sofre de artrose no joelho direito, e teve a deficiência reconhecida pela Seção de Exames Especiais da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

CNH para PCDs pode exigir novo exame de rua

Mas, o que não fez sentido ao longo desse processo, na alteração da CNH para Condutores com Deficiência Física, foi o fato de Magaly ser obrigada a se submeter a um novo exame prático de direção, sendo que sua enfermidade não exige o uso de um veículo adaptado, mas somente com câmbio automático, sistema que a condutora já está acostumada a utilizar.

Porém, de acordo com a Seplag-MG, a obrigatoriedade do uso de veículo com transmissão automática é uma das restrições previstas para as PCDs na Resolução 927/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – que dispõe sobre o exame de aptidão física, mental e avaliação psicológica para a obtenção da CNH. Assim, na habilitação do condutor a necessidade do câmbio automático é representada pela letra D.

Hyundai HB20S modelo 2013 preto interior alavanca do câmbio automático  estático no estúdio
É preciso fazer exame de rua para carro com câmbio automático Foto: Hyundai/Divulgação

Câmbio automático é adaptação?

De acordo com a CET-MG, conforme diretrizes da NBR 14.970-2 da ABNT, caso a deficiência física impeça a dirigibilidade de um veículo automotor convencional o candidato à CNH para PCDs deverá passar pela avaliação da prova prática de direção veicular, com veículo automotor apropriado para ser avaliada a capacidade de controle dos comandos de dirigibilidade.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê a prova prática de direção para o candidato à CNH para PCD, cabendo ao examinador a avaliação de dirigibilidade do condutor no carro adaptado.

Mas, é justamente esse o ponto que Silmar Cortes Barbosa, filho de Magaly, contesta. O carro que sua mãe irá utilizar não é adaptado, visto que nem mesmo o exame convencional para obter a CNH exige habilidades especiais do motorista para conduzir um veículo equipado com câmbio automático. Além disso, sua mãe já tem experiência com carros com essa transmissão.