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Primeiras impressões

Ford Mustang GT Performance: um sessentão de respeito

Sétima geração do pony car emblemático mantém a identidade, mas traz a modernidade no visual e na tecnologia aplicada na segurança e no desempenho

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Novo Ford Mustang GT Performance chega em diferentes cores e preço de R$ 529 mil
Novo Ford Mustang GT Performance chega em diferentes cores e preço de R$ 529 mil Foto: Ford/Divulgação

De São Paulo – Dizem que a vida começa depois dos 60, quando o ritmo diminui e as responsabilidades vão ficando menos pesadas. Mas é claro que isso não é regra geral. Para o emblemático Ford Mustang a história é exatamente o contrário, pois o pony car alcançou a condição de “sessentão” e está cada vez mais rápido, moderno e tecnológico. É praticamente o Benjamin Button da indústria automotiva mundial. E não por acaso, esse repórter, que também nasceu em 1964, foi escalado para conhecer a sétima geração do Ford Mustang que acaba de desembarcar no Brasil.

 

Para quem não assistiu o genial filme “O curioso caso de Benjamin Button”, trata-se da história de um homem que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa. E não é que a história do Ford Mustang é semelhante? O modelo foi lançado em 1964 com a proposta de ser um carro esportivo compacto e de preço mais baixo, para conquistar o consumidor mais jovem. E a fórmula deu muito certo.

Mustang GT Performance 2024 cinza e de frente em movimento na pista do autódromo Velocitta
Com muita eletrônica embarcada, o novo Mustang anda colado ao chão Foto: Ford/Divulgação

Desde a primeira geração, o Ford Mustang sempre impressionou pelas belas linhas de sua carroceria cupê, com o capô alongado, os faróis redondos e o cavalinho galopante centralizado na grade frontal. Foi personagem dos sonhos de crianças, jovens e marmanjos que desejavam acelerar o pony car, seja com o motor de seis cilindros da versão de entrada ou o V8 da topo de linha.

Sétima geração do Ford Mustang no Brasil

Agora, a sétima geração do Ford Mustang desembarca no Brasil na versão GT Performance, com preço sugerido de R$ 529 mil. Um carro cada vez mais exclusivo, que deixou para trás a ideia do esportivo compacto com preço acessível. E o primeiro lote de 500 unidades já foi totalmente vendido, mas a Ford promete que outras unidades já estão sendo providenciadas.

Produzido na fábrica de Flat Rock, em Detroit (EUA), o Ford Mustang GT Performance chega ao Brasil apenas na carroceria cupê de duas portas. O conversível, por enquanto, não está nos planos da montadora para o mercado brasileiro. E ele traz sob o capô o poderoso motor Coyote, o V8 que despeja sem constrangimento 488cv de potência a 7.250rpm  e 58kgfm de torque a 5.000rpm.

Mustang GT Performance 2024 cinza de traseira em movimento na pista
Modelo tem imponente aerofólio na traseira e saídas duplas do escapamento Foto: Ford/Divulgação

Muita força e disposição para acelerar, fazendo o tiozão de 60 anos retornar aos tempos da juventude e lembrar de alguns dos tantos filmes nos quais o Ford Mustang foi quase personagem principal. Na sétima geração, o Coyote V8 é associado ao câmbio automático de 10 velocidades, com possibilidade de trocas manuais sequenciais nas aletas atrás do volante. Com mais o detalhe da tração traseira, que faz o Mustang rasgar o asfalto sem piedade.

A engenharia da Ford revelou que o Mustang foi tropicalizado para chegar ao Brasil. Suspensões e direção foram recalibradas. O motor também recebeu nova calibração para trabalhar com a gasolina brasileira, que traz percentual considerável de etanol. Mas essa mistura foi positiva, pois o Ford Mustang GT Performance chega por aqui com 7cv a mais de potência em relação ao modelo comercializado em outros mercados.

Acelerando o pony car

E foi muito bom acelerar o Ford Mustang GT Performance pelas estradas de São Paulo. Antes, é claro, sentimos como é difícil dirigir um esportivo nervoso pelo trânsito insuportavelmente congestionado da capital paulista. Controlar a ansiedade e a vontade de acelerar é uma tarefa quase impossível, pois o carro pede o tempo todo para você pressionar o pedal da direita e fazer subir o volume do ronco do V8, que é, sim, música para os ouvidos de muitos. Basta olhar para os rostos de quem está no entorno do carro. Olhos arregalados e o palavrão na ponta da língua para definir a passagem do Ford Mustang.

Nas estradas, livre do trânsito pesado, o Ford Mustang GT encontra seu habitat. Basta pisar no acelerador que ele responde de forma insana, fazendo trocas de marchas de maneira muito rápida. O motorista tem à disposição três modos de direção, sendo o normal para o dia a dia, esportivo com maior esforço ao volante, e conforto com menor esforço.

É possível ainda ajustar quatro modos da suspensão e do ronco do motor, deixando o Mustang mais bravo ou com temperamento mais amigável para o trânsito urbano no dia a dia. Mas os modos mais divertidos são certamente os mais nervosos. O modo esportivo garante rigidez na suspensão, mas de forma equilibrada, com foco na boa dirigibilidade.

Mustang GT Performance 2024 vermelho cofre do motor V8 estático no estúdio
Motor Coyote V8 despeja 488cv de potência e 58kgfm de torque máximo Foto: Ford/Divulgação

Para quem gosta de direção verdadeiramente esportiva, a primeira opção é o modo Pista, que proporciona rigidez otimizada para performance extrema. E tem ainda o Pista Drag, para medir o melhor desempenho em arrancadas em linha reta. É claro que esses dois modos de condução são indicados para pistas fechadas, como os autódromos.

Na prática, o motorista seleciona os modos e se diverte com as alterações nos parâmetros do carro, que faz curvas grudado ao chão, sem qualquer inclinação da carroceria. As rodas de 19 polegadas, calçadas com pneus nas medidas 255/40 na dianteira, e 275/40 na traseira, garantem total aderência, tornando a missão de dirigir o Ford Mustang GT Performance ainda mais divertida.

 

E do mesmo jeito que acelera, o Ford Mustang GT Performance também freia muito. Isso ficou ainda mais claro nas retas e curvas do autódromo Velocitta, para onde fomos em seguida com o objetivo de levar o cupê esportivo a velocidades mais altas. A pista foi travada com cones para evitar problemas com os 'pilotos' mais afoitos, e com isso foi possível perceber a eficiência dos freios de alta performance Brembo, associado ao diferencial traseiro com deslizamento limitado. É o carro grudado no chão o tempo todo, obedecendo os comandos do motorista sem sair de frente ou traseira. Já no modo Pista os parâmetros mudam e é preciso ter braço para não escapar.

Mustang GT Performance 2024 vermelho interior painel volante bancos dianteiros estático no estúdio
Painel de instrumentos e central multimídia formam conjunto único com diferentes configurações Foto: Ford/Divulgação

Segurança no Ford Mustang

Mas para quem se preocupa com segurança, o Ford Mustang GT Performance não decepciona. O modelo traz de série sete airbags, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro.

O interior do novo Ford Mustang impressiona pela qualidade dos materiais no acabamento, que inclui couro nos bancos e plástico emborrachado no painel. O painel de instrumentos é totalmente digital e configurável, com tela de 12,4 polegadas, que forma conjunto único com o sistema multimídia Sync 4, com tela tátil de 13,2 polegadas. A novidade é que agora a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio.

O Ford Mustang GT Performance traz ainda sistema de som B&O de 900W, com 12 alto-falantes, GPS embarcado, ar-condicionado com comando na tela, e o Remote REV, que permite ligar o motor do carro remotamente e acelerar utilizando a chave.

Mustang GT Performance 2024 vermelho interior bancos dianteiros estático no estúdio
Bancos em formato anatômico e esportivo com revestimento em couro e comandos elétricos Foto: Ford/Divulgação

Trata-se de um esportivo icônico, completo, que ganhou retoques no visual que trazem modernidade para suas linhas aerodinâmicas. Os faróis de LED e a grande entrada de ar na parte frontal formam conjunto equilibrado com a traseira imponente, marcada pelo aerofólio e saídas duplas do escapamento.

O Ford Mustang GT Performance surfa praticamente sozinho no segmento de muscle cars, já que o Chevrolet Camaro saiu de cena. Seus concorrentes direto, para a Ford, são o BMW M2 (460cv e R$ 620.950), Porsche Cayman (300cv e R$ 535 mil) e Porsche Boxter (300cv e R$ 555 mil). É briga de cachorro grande, mas para os amantes dos muscles cars, o Ford Mustang é um ícone praticamente imbatível.

(*) Jornalista viajou a convite da Ford

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