UAI
Há 38 anos

Primeira central multimídia foi lançada em 1986 no Buick Riviera

O primeiro sistema multimídia foi lançado muito antes do que você imagina. Confira a tecnologia disponível em 1986

Publicidade
O primeiro multimídia da história
O primeiro multimídia da história Foto: Reprodução

A primeira central multimídia - ou coisa que o valha - foi lançada muito antes do que você imagina. A novidade chegou a bordo de um "chiquíssimo" Buick Riviera em 1986, portanto há 38 anos, trazendo até tela sensível ao toque. O painel do modelo ainda tinha uma espécie de quadro de instrumentos digital.

A marca premium da General Motors batizou o sistema como Graphic Control Center (GCC), consistindo em uma tela de 5 polegadas com a mesma tecnologia de uma TV de tubo (raios catódicos). O display do "sistema multimídia" do Buick Riviera tinha fundo preto e o gráfico em verde. Como falamos, a tela era touchscreen, mas também haviam seis teclas físicas de atalhos.

Primeiro sistema multimídia fez sua estreia em 1986, no Buick Riviera.
Algumas das funções do Graphic Control Center Foto: Reprodução

Funções disponíveis na primeira central multimídia

Entre as funções disponíveis na primeira central multimídia, temos rádio (onde o comando do volume era por toque na tela), temperatura do ar-condicionado, computador de bordo, alertas (como portas abertas ou nível baixo do combustível) e até uma espécie de navegador.

A demanda da Buick por um modelo que trazia o máximo em tecnologia disponível na época nasceu no fim de 1980. O "sistema multimídia" já estava em desenvolvimento pela Delco System. Em 1984, 100 unidades do Buick Riviera receberam o sistema multimídia para que os clientes dos revendedores pudessem conhecer a tecnologia em primeira mão. Mas, sua estreia foi na sétima geração do Riviera, um cupê de duas portas.

Primeiro sistema multimídia fez sua estreia em 1986, no Buick Riviera.
Além do 'multimídia', modelo trazia uma espécie de quadro de instrumentos digital Foto: Reprodução

Buick Riviera ainda tinha quadro de instrumentos digital

O Buick Riviera 1986 ainda trazia quadro de instrumentos digital contendo: velocímetro (em milhas por hora); marcador do nível de combustível; relógio e hodômetro (que marca os quilômetros rodados). Como o sistema multimídia, essas informações eram projetadas em letras verdes. Esse "cockpit" era composto por vários botões físicos para comandar o sistema de lavagem, limpador e desembaçador do para-brisa. Tudo isso emoldurado com couro e tendo à frente um volante com design mais clássico.

O multimídia ainda foi usado pelo Buick Reatta em 1988, um cupê mais esportivo. Se você gosta de conhecer tecnologias automotivas antigas, não deixe de ler também a curiosa matéria que fizemos sobre a primeira câmera de ré usada em um modelo da Volvo.

Primeiro sistema multimídia fez sua estreia em 1986, no Buick Riviera.
Buick Riviera 1986 Foto: Creative Commons