A primeira central multimídia - ou coisa que o valha - foi lançada muito antes do que você imagina. A novidade chegou a bordo de um "chiquíssimo" Buick Riviera em 1986, portanto há 38 anos, trazendo até tela sensível ao toque. O painel do modelo ainda tinha uma espécie de quadro de instrumentos digital.
A marca premium da General Motors batizou o sistema como Graphic Control Center (GCC), consistindo em uma tela de 5 polegadas com a mesma tecnologia de uma TV de tubo (raios catódicos). O display do "sistema multimídia" do Buick Riviera tinha fundo preto e o gráfico em verde. Como falamos, a tela era touchscreen, mas também haviam seis teclas físicas de atalhos.
Funções disponíveis na primeira central multimídia
Entre as funções disponíveis na primeira central multimídia, temos rádio (onde o comando do volume era por toque na tela), temperatura do ar-condicionado, computador de bordo, alertas (como portas abertas ou nível baixo do combustível) e até uma espécie de navegador.
A demanda da Buick por um modelo que trazia o máximo em tecnologia disponível na época nasceu no fim de 1980. O "sistema multimídia" já estava em desenvolvimento pela Delco System. Em 1984, 100 unidades do Buick Riviera receberam o sistema multimídia para que os clientes dos revendedores pudessem conhecer a tecnologia em primeira mão. Mas, sua estreia foi na sétima geração do Riviera, um cupê de duas portas.
Buick Riviera ainda tinha quadro de instrumentos digital
O Buick Riviera 1986 ainda trazia quadro de instrumentos digital contendo: velocímetro (em milhas por hora); marcador do nível de combustível; relógio e hodômetro (que marca os quilômetros rodados). Como o sistema multimídia, essas informações eram projetadas em letras verdes. Esse "cockpit" era composto por vários botões físicos para comandar o sistema de lavagem, limpador e desembaçador do para-brisa. Tudo isso emoldurado com couro e tendo à frente um volante com design mais clássico.
O multimídia ainda foi usado pelo Buick Reatta em 1988, um cupê mais esportivo. Se você gosta de conhecer tecnologias automotivas antigas, não deixe de ler também a curiosa matéria que fizemos sobre a primeira câmera de ré usada em um modelo da Volvo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!