UAI
NOVO VISUAL

Clone tcheco do Volkswagen Virtus ganhará reestilização

Os dois sedans compartilham a carroceria e se diferenciam apenas pelo design da dianteira e da traseira

Publicidade
Skoda Slavia  reestilizado já circula em testes, camuflado
Skoda Slavia reestilizado já circula em testes, camuflado Foto: Rush Lane/Reprodução

Talvez você não saiba, mas o Virtus tem um clone: é o Slavia, da marca tcheca Skoda , que, por sua vez, integra o grupo Volkswagen. Apesar da origem europeia, esse sedan é comercializado em países da Ásia, entre os quais a Índia. E, por lá, ele sofrerá uma reestilização em breve. Inclusive, algumas unidades camufladas já foram flagradas em teste. 

Curiosamente, os dois modelos, Volkwagen Virtus e Skoda Slavia, estão à venda na Índia. O segundo foi lançado por lá há cerca de dois anos, no início de 2022, e vem obtendo bons números de vendas. A reestilização tem o objetivo de mantê-lo competitivo diante dos concorrentes, como Hyundai Verna, Maruti Suzuki Ciaz e... Honda City, outro sedan que é bem conhecido pelos consumidores brasileiros.

Sob o capô, o Skoda Slavia indiano traz o mesmo motor 1.0 turbo de 115cv que equipa o Volkwagen Virtus nacional. Porém, há também uma unidade 1.5 turbo, enquanto a maior opção para o similar brasileiro é um 1.4 turbo, embora ambos desenvolvam a mesma potência, que é de 150cv. O sedan asiático tem ainda três opções de caixa de câmbio: manual e automático de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. 

Quais são as diferenças entre Volkwagen Virtus e Skoda Slavia?

As diferenças entre Volkwagen Virtus e Skoda Slavia concentram-se na dianteira e na traseira. Na porção frontal, o sedan de origem tcheca adota uma grade típica da marca, além de faróis mais angulosos. Na parte de trás, as lanternas são menores e mais recortadas que no modelo da marca alemã. Já nas laterais, os dois são praticamente idênticos. 

As medidas da carroceria comprovam a origem comum dos dois sedans: ambos têm 2,65m de distância entre eixos e 1,75m de largura. No comprimento, o Skoda Slavia é míseros 2cm mais curto que o Volkswagen Virtus: são 4,54m, ante 4,56m.

No interior, o Skoda Slavia ostenta um painel com discretas diferenciações em relação ao Volkswagen Virtus, como difusores de ar laterais em formato circular. No mais, até os bancos são os mesmos nos dois sedans. Ambos compartilham ainda vários equipamentos, como seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), bloqueio eletrônico de diferencial, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, ar-condicionado digital e, nas versões top de linha, até teto solar. 

  • Confira mais vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!