A Foton é uma fabricante chinesa que atua no segmento de veículos pesados como caminhões, ônibus e tratores. A marca foi fundada em 1996, mas só chegou ao território brasileiro em 2010, se destacando na venda de caminhões.
Acontece que a empresa não se contentou só com o nicho dos veículos pesados e resolveu também entrar com tudo no segmento de picapes, apresentando duas caminhonetes médias com sistema híbrido. Agora, a Foton é mais uma que entra para a lista de marcas chinesas a invadir o mercado brasileiro, competindo com as já presentes no mercado: BYD Shark e a GWM com a Poer .
Junto com dois novos modelos de caminhões, a Tunland V7 e a Tunland V9 serão lançadas em 17 de junho, e trazem muita semelhança com modelos de picapes americanas. Como a T7, por exemplo, que tem faróis horizontais retangulares e grade horizontal cortada por duas barras, lembrando o modelo Ford F-150; e a T9, que traz grade tipo colmeia que lembra a parte dianteira da Ram 1500.
Detalhes da caminhonete Foton Tunland V
A Foton Tunland V tem suspensão dianteira com duplo braço e traseira multilink. A picape tem capacidade de reboque de 3,5 toneladas, e chega ao mercado brasileiro prometendo bom desempenho off-road, alta capacidade de carga e conforto na direção.
As picapes também estão equipadas com dispositivos auxiliares inteligentes como: frenagem automática de emergência, sistema de assistência à manutenção de faixa e Cruise Control Adaptativo (ACC – sistema mantém uma distância segura entre o seu carro e o veículo da frente, acelerando ou desacelerando automaticamente conforme necessário).
No segmento de conforto e segurança, a picape traz um display inteligente de 14,6 polegadas com sistema de interação de voz inteligente, ar-condicionado automático de zona dupla, bancos traseiros com 27 graus de inclinação, teto solar panorâmico, frenagem automática de emergência, câmera 360 graus e piloto automático adaptativo.
Além disso, as posições do motorista e do passageiro frontal estão equipadas com seis airbags. Tanto a segurança ativa quanto a passiva aparentam ter sido atualizadas.
Motorização da picape
A aposta mecânica da Foton para as picapes é em sistema micro-híbrido de 48V, com um motor 2.0 a gasolina. Potência máxima de 160cv e o torque de 45,9kgfm combinado com câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida. A linha promete ser econômica com uma autonomia de 900 quilômetros com um tanque de gasolina.
Foton Tunland V frente às picapes concorrentes
Modelo | Comprimento (m) | Largura (m) | Altura (m) | Capacidade de carga kg |
Tunland V | 5,54 | 2,03 | 1,90 | 500 |
BYD Shark | 5,46 | 1,97 | 1,92 | 835 |
Ford Ranger | 5,37 | 2,20 | 1,87 | 1.054 |
(*) Estagiária sob supervisão do editor Enio Greco
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas