Dizer que os SUVs são os novos queridinhos dos consumidores é chover no molhado. Esse segmento está tão aquecido que, apesar dos diversos lançamentos que ocorreram nos últimos anos, outros tantos ainda estão por vir.
Quais novos SUVs chegarão ao mercado?
O VRUM elaborou um listão com 10 novos SUVs, de diversas marcas e tamanhos, que desembarcarão no Brasil ao longo dos próximos anos. Alguns deles terão produção nacional, enquanto outros chegarão via importação. Confira o listão e fique por dentro das novidades!
1- Toyota Yaris Cross
Grande novidade da Toyota para o mercado brasileiro, o Yaris Cross será lançado no segundo semestre deste ano. Para nacionalizar o novo SUV, a empresa anunciou investimentos bilionários na fábrica de Sorocaba (SP). O conjunto mecânico será semelhante ao adotado no similar produzido na Tailândia, com motor 1.5 puramente a combustão ou associado a um sistema híbrido. Antes mesmo de chegar ao país, o modelo está envolvido em escândalo no Japão.
2- Novo Peugeot 2008
A segunda geração do Peugeot 2008 já está com o lançamento marcado para o segundo semestre deste ano. O será produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina, junto com o hatch 208, com o qual compartilha a plataforma CMP, adotada por carros de diferentes marcas do Grupo Stellantis. Sob o capô, a novidade terá motor 1.0 turbo associado a um câmbio automático do tipo CVT.
3- Citroën Basalt
Outro dos novos SUVs que o Grupo Stellantis lançará ainda em 2024 no Brasil é o Citroën Basalt. Será um daqueles modelos com o vidro traseiro bastante inclinado, que a indústria vem chamando de cupês, tal qual o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. O projeto é uma derivação da gama C3, que já inclui hatch e Aircross. A mecânica é idêntica à do Peugeot 2008 acima, com motor 1.0 turbo e câmbio CVT.
4- Jeep Avenger
A contrário dos demais novos SUVs do grupo Stellantis deste listão, o Jeep Avenger não está oficialmente confirmado para o Brasil. Porém, tudo indica que ele virá, com produção na fábrica de Porto Real (RJ), que receberá investimentos na ordem de R$ 3 bilhões. Ainda não se sabe, porém, se o modelo substituirá o Renegade ou se conviverá com ele. Sob o capô, é esperado um conjunto micro-híbrido de propulsão.
5- Novo Nissan Kicks
A Nissan revelou a nova geração do Kicks recentemente, durante o salão do Automóvel de Nova York. E ele já está confirmado para o Brasil, onde ocupará um patamar de mercado superior ao da linhagem atual, o que permitirá a convivência de ambas. No conjunto mecânico, a novidade será a adoção de um novo motor 1.0 turbo, possivelmente acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem.
6- Novo SUV do Gol
A gama de SUVs da Volkswagen é ampla, mas ainda terá novos modelos. O mais importante deles vem sendo popularmente chamado de "SUV do Gol": trata-se de um veículo compacto e acessível, com proposta semelhante à do Polo Track, mas com a carroceria elevada que os consumidores tanto apreciam atualmente. Ainda há poucas informações sobre o projeto, mas sabe-se que ele utiliza a plataforma MQB e motor 1.0.
7- Ford Everest
À venda no exterior desde 2014, a atual geração do Everest já foi sondado para o Brasil, mas o acabou não vindo. Porém, agora, parece que o passaporte do veículo foi, enfim, carimbado, já que uma unidade foi vista fazendo testes de rodagem em solo nacional. O projeto baseia-se na caminhonete Ranger e, por isso, o motor V6 turbodiesel é compartilhado por ambos. Vale lembrar que os novos planos da marca priorizam SUVs e picapes.
8- BYD Song Pro
A BYD prepara uma verdadeira ofensiva para o segundo semestre deste ano, com o lançamento de três modelos inéditos. Um desses novos produtos é o Song Pro, que aumentará a gama de SUVs da marca. Ele será posicionado abaixo do Song Plus. A motorização é híbrida e concilia um motor 1.5 a combustão a uma unidade elétrica: a potência combinada é de 197cv.
Novos SUVs elétricos
A lista de novos SUVs que estão a caminho do Brasil também inclui, claro, modelos com propulsão 100% elétrica. Confira-os seguindo a ordem do listão!
9- Neta L
A marca chinesa Neta tem planos ambiciosos para o Brasil: já anunciou a construção de uma fábrica no país e confirmou o lançamento de três automóveis ainda em 2024. Um deles será o SUV L, um SUV sofisticado, com proposta semelhante à do BYD Song Plus. A motorização é totalmente elétrica e, segundo o fabricante, a autonomia chega a 510km no ciclo CLTC.
10- Chevrolet Equinox
Enquanto a atual geração do Equinox sobrevive no Brasil á base de estoques, a futura linhagem já está em testes e deve ser lançada no último trimestre deste ano. A boa notícia é que a gama terá não apenas um, mas dois novos SUVs, já que o fabricante pretende trazer tanto a versão totalmente elétrica quanto a equipada com motor a combustão, que têm carrocerias distintas. A segunda terá motor 1.5 turbo a gasolina.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!