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Sustentável

Programa que incentiva sustentabilidade na indústria automotiva é aprovado

Programa Mover estabelece novas metas de emissões para os veículos produzidos no Brasil; IPI Verde é criado como imposto menor sobre produtos industrializados para veículos menos poluentes

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O Programa Mover visa fortalecer o uso do etanol, um biocombustível limpo e renovável produzido em larga escala no Brasil
O Programa Mover visa fortalecer o uso do etanol, um biocombustível limpo e renovável produzido em larga escala no Brasil Foto: Toyota/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou de vez o Programa Mover, que agora aguarda sanção presidencial, com 380 votos favoráveis e apenas 26 contrários.

Com a intenção de reduzir as emissões de carbono no Brasil, o projeto estabelece uma política industrial focada na mobilidade sustentável, incentivando investimentos em pesquisa e desenvolvimento e carros mais sustentáveis.

No olhar da indústria automotiva, o programa é visto com aprovação, apesar das controvérsias em torno da “taxa da blusinha” sobre importações de até US$ 50. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, comemorou a aprovação do Mover pelo Congresso.

"A ANFAVEA celebra a aprovação do Mover pelo Congresso Nacional. Esta política industrial oferece previsibilidade e segurança jurídica para o setor automotivo, permitindo a continuidade dos ciclos de investimentos com foco na descarbonização, na segurança veicular, na reindustrialização e na neoindustrialização"
por Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea

As 11 emendas introduzidas pelo Senado foram mantidas, incluindo a exclusão de incentivos à produção de bicicletas e a retirada da exigência de conteúdo local para empresas de exploração de petróleo.

O programa Mover tem como objetivo principal a descarbonização da indústria automotiva nacional e busca promover o investimento em tecnologias que aumentem a competitividade global. Um ponto importante do programa é o estímulo ao uso de biocombustíveis, combustíveis de baixo teor de carbono e outras formas alternativas de propulsão. Isso inclui, especialmente, o etanol, um combustível amplamente utilizado no Brasil e reconhecido por suas baixas emissões de carbono.

Além disso, o Mover estabelece requisitos obrigatórios para reciclagem na fabricação de veículos e eficiência energética ao longo do ciclo de vida do automóvel, desde o tanque até as rodas. 

Plataforma de veículo híbrido de frente estático dentro da fábrica da Fiat em Betim
Plataforma híbrida apresentada pela Stellantis durante anúncio de investimentos Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Novas regras de emissões e incentivos fiscais do Programa Mover

Trazendo novas regras de emissões para o país, a aprovação do Programa Mover estava sendo aguardada para que os fabricantes de automóveis direcionassem suas estratégias. Também introduzirá o "IPI Verde", um imposto sobre produtos industrializados que será menor para veículos que emitem menos poluentes. 

Em uma jogada de incentivo, o governo federal destinará mais de R$19 bilhões em créditos financeiros para as empresas que aderirem ao programa investirem na descarbonização e cumprirem os requisitos estabelecidos.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento

As fabricantes participantes do Mover serão obrigadas a investir entre 0,3% e 0,6% de sua receita operacional bruta em pesquisas e desenvolvimento. Isso quer dizer que, para cada R$ 1,00 investido, a empresa poderá receber entre R$ 0,50 e R$ 3,20 em créditos fiscais para abater impostos junto à Receita Federal. 

A meta do governo com o Programa Mover é fortalecer o uso do etanol, levando várias fabricantes a investirem em motores híbridos flex, que combinam a eficiência dos sistemas eletrificados com as baixas emissões de carbono do etanol. 

O discurso unânime entre governo, Anfavea e fabricantes é de que o biocombustível representa uma vantagem competitiva para o Brasil e será fundamental na aceleração da descarbonização da frota nacional, posicionando-se como uma alternativa viável aos veículos elétricos, que são a tendência predominante no resto do mundo.

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