UAI
MERCADO

Carro fora de linha no Brasil é novo líder de vendas na Europa

Hatch compacto de proposta acessível derrubou o Volkswagen Golf do topo do ranking de emplacamentos

Publicidade
Dacia Sandero é, atualmente, o carro mais vendido na Europa
Dacia Sandero é, atualmente, o carro mais vendido na Europa Foto: Dacia/Divulgação

Um carro que está fora de linha no Brasil há mais de 1 ano é o atual líder de vendas no mercado Europeu. O veículo em questão é o Renault Sandero, que, no velho continente, é vendido pela marca romena Dacia. Por lá, em abril, último mês sobre o qual há dados disponíveis, o modelo emplacou 25.803 unidades, o que indica crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao assumir a liderança, o Dacia Sandero ultrapassou outro carro que, no Brasil, também está fora de linha: o Volkswagen Golf. O hatch médio da marca alemã, que tradicionalmente lidera as vendas na Europa, ficou na segunda posição, com 22.080 exemplares comercializados. Ainda assim, o modelo teve uma alta de nada menos que 67% em relação a abril de 2023. 

Acredite se quiser, mas a terceira posição do mercado europeu também ficou com um automóvel descontinuado no Brasil. O carro em questão é o Renault Clio, que, por aqui, está fora de linha desde 2016. No lugar dele, veio o subcompacto Kwid. Veja o ranking de vendas, de acordo com a consultoria Jato Dynamics. 

Modelo Unidades emplacadas (abril de 2024) Variação nas vendas (em 1 ano)
1- Dacia Sandero 25.803 38%
2- Volkswagen Golf 22.080 67%
3- Renault Clio 19.747 25%
4- Volkswagen T-Roc 19.475 16%
5- Peugeot 208 17.704 18%
6- Toyota Yaris 17.512 69%
7- Skoda Octavia 17.171 34%
8- Citroën C3 15.126 98%
9- Ford Puma 14.868 28%
10- Toyota Yaris Cross 14.157 4%
11- Dacia Duster 13.637  5%
12- Peugeot 2008 13.172 23%
13- Hyundai Tucson 12.758 7%
14- Fiat Panda 12.380 44%
15- Volkswagen Tiguan 12.309 7%
16- Volkswagen T-Cross 12.177 45%
17- Renault Captur 12.123 6%
18- Opel/Vauxhall Corsa 11.843 -29%
19- Toyota Corolla 11.824 38%
20- Audi A3 11.572 15%

Quem olhou o ranking atentamente deve ter percebido a presença de outros dois automóveis da Renault e da Dacia: o Duster e o Captur. Esse último é outro que está fora de linha no Brasil, mas segue firme na Europa, onde está uma geração à frente. 

Renault Sandero: de sucesso de vendas a carro fora de linha

É possível dizer, sem exagero algum, que o Sandero foi o primeiro sucesso da Renault no Brasil. O modelo chegou ao mercado nacional em dezembro de 2007, com uma proposta, então, única: conciliar preço de modelo de entrada a uma carroceria maior e, consequentemente, mais espaçosa. As dimensões, para os padrões da época, eram dignas de hatch médio, com 4,02m de comprimento e 2,59m de entre-eixos.

A segunda geração veio em junho de 2014 (exatos 10 anos atrás), com carroceria e interior reprojetados, mas mantendo a mesma plataforma. É digna de nota ainda a versão esportiva RS, lançada em 2015, com motor 2.0 de 150cv de potência. Em outubro de 2022, o Sandero recebeu a pecha de carro fora de linha. Desde então, a Renault mantém apenas o modelo Stepway em produção.

Neste ponto, cabe destacar que o Renault Stepway nada mais é senão o próprio Sandero, só que com suspensão elevada e para-choque dianteiro específico. Inclusive, essa variação nasceu justamente como versão aventureira da gama, em 2008, mas ganhou status de modelo distinto em 2019. Hoje fora de linha, o hatch é uma boa opção no mercado de carros usados, graças à fama de robustez mecânica. 

Nova geração

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Renault Kardian compartilha plataforma e várias características técnicas com o Sandero europeu Foto: Renault/Divulgação

Outro ponto que merece destaque é que o Sandero vendido na Europa não é o mesmo que a Renault oferecia no Brasil. Por lá, o hatch está uma geração à frente e tem características técnicas muito semelhantes às do novo Kardian. Ambos compartilham a plataforma CMF-B, que, inclusive, se estende também ao atual Clio.

A diferença é que o Kardian está posicionado em um patamar de mercado superior: vem sempre com motor turbo e câmbio automatizado. Já o Dacia Sandero é um dos veículos mais acessíveis do mercado local e tem opções menos potentes. Curiosamente, a versão mais vendida por lá é justamente a Stepway, que não se descolou da gama. A configuração aventureira responde por cerca 66% das vendas da linha na Europa. 

Já testamos o Renault Kardian: assista ao vídeo!

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!