A abundância parece estar tomando conta da indústria automobilística da China, onde novos modelos de carros são lançados a todo momento. O mais recente desses lançamentos é o Mona M03, um sedan elétrico altamente integrado com inteligência artificial (IA) da Xpeng.
A sigla Mona significa “Made Of New AI” (Feito de Nova IA), destacando o foco do veículo em tecnologias de ponta para direção autônoma e assistência ao motorista. A IA no Xpeng Mona M03 é projetada para proporcionar uma experiência de condução mais segura e eficiente, aprendendo e se adaptando ao estilo de direção do motorista e às condições da estrada.
Design e tecnologia do novo Mona M03
O Mona M03 é um sedan elétrico com uma aparência elegante, que se posiciona abaixo do modelo P5 na gama atual da Xpeng. Embora seu design seja bastante convencional para um sedan, ele se destaca com faróis e lanternas traseiras intrigantes. A Xpeng ainda não divulgou imagens do interior do EV, mas fotos externas mostram o contorno de uma grande tela de infotainment central no painel.
Segundo a mídia local, o Mona M03 será baseado na arquitetura Fuyao da Xpeng e virá equipado com os avançados sistemas de direção autônoma da empresa. O carro elétrico será lançado com uma bateria BYD Blade LFP, oferecendo autonomia de cerca de 500 quilômetros (310 milhas) no ciclo de testes chinês.
Valores do sedan Mona M03
Uma das razões pelas quais os veículos elétricos chineses têm ganhado popularidade no mundo é a relação custo/benefício, e com o Mona M03 não será diferente. Os preços devem começar em torno de 100 mil yuan (aproximadamente R$ 66 mil), e podem chegar a 150 mil yuan (cerca de R$ 99 mil).,
Colaboração entre Xpeng e Didi
O Mona M03 não vem de uma marca recém-criada ou de uma submarca de uma gigante existente. Ele é uma novidade da Xpeng, que integra sua linha padrão de modelos. No entanto, Mona é promovida como uma série distinta dentro da Xpeng, que colaborou com a gigante do transporte por aplicativo Didi para desenvolver o M03.
A Didi foi responsável pelo design do carro e contribuiu significativamente para a pesquisa e desenvolvimento do modelo. Já a Xpeng cuidará de toda a cadeia de suprimentos e da fabricação do modelo, além de colaborar com a Didi na comercialização do veículo.
A new chapter of AI-defined mobility starts here.
— XPENG (@XPengMotors) June 11, 2024
Welcome, XPENG M03.#XPENGMONA #MadeOfNewAI pic.twitter.com/6o5cFn0XVL
Um exemplo claro de como a cooperação estratégica pode resultar em boas inovações. Enquanto Didi traz sua expertise em design e mobilidade urbana, a Xpeng fornece a infraestrutura necessária para produção e comercialização.
- Confira mais vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!