UAI
Nova versão

Haval H6 PHEV19 é o híbrido plug-in mais barato do Brasil

Com autonomia elétrica de 74km, dependendo da demanda diária do motorista, SUV híbrido plug-in funciona como um elétrico puro e pode ser recarregado na tomada. Nova versão PHEV19 tem preço atraente

Publicidade
GWM Haval H6 PHEV19
GWM Haval H6 PHEV19 Foto: GWM/Divulgação

De São Paulo (SP)* - A GWM lançou uma nova versão do Haval H6 para acirrar a briga entre os híbridos plug-in mais baratos do Brasil. O novo pacote foi batizado PHEV19 e custa R$ 239 mil. No entanto, até o dia 20 de junho, o SUV médio pode ser comprado com R$ 10 mil de desconto.

Por pouco, mas o Haval H6 PHEV19 pode ser considerado o modelo híbrido plug-in mais barato do Brasil frente aos concorrentes: o BYD Song Plus custa R$ 239.800, mas tem desempenho bem inferior; já o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, vendido por R$ 239.990, que tem desempenho semelhante e oferece 7 lugares.

Lembrando que um carro híbrido plug-in, dependendo da distância diárias percorrida, pode funcionar apenas com tração elétrica, podendo ser recarregado na tomada, sem precisar do motor a combustão para tração ou recarregar a bateria. Sua vantagem em relação a um 100% elétrico é não depender da insfraestrutura de recarga para ser utilizado.

GWM Haval H6 PHEV19.
Bateria de 19 kWh rende autonomia de 74 quilômetros Foto: GWM/Divulgação

SUV perdeu um motor elétrico e usa bateria menor

O Haval H6 PHEV19 foi posicionado entre a versão de entrada HEV2 (um híbrido convencional que custa R$ 214 mil) e a antiga intermediária PHEV34 (híbrido plug-in vendido por R$ 279 mil). Claro, para ficar mais barato que esse último pacote, alguma coisa precisou ser retirada.

Para começar, o SUV médio passou a usar uma bateria de 19 kWh, enquanto a da versão superior PHEV34 tem capacidade de 34 kWh. Deu pra notar que a nomenclatura das versões do Haval 6 tem relação com a capacidade da bateria?

GWM Haval H6 PHEV19.
Os acabamentos cromados ganharam tom de bronze Foto: GWM/Divulgação

Ainda comparado à versão superior, que tem dois motores elétricos, o Haval H6 PHEV19 ainda perdeu o propulsor elétrico traseiro. A primeira consequência disso foi a perda de desempenho A combinação entre o motor 1.5 turbo e o elétrico dianteiro resulta em 326cv de potência e torque de 54kgfm (contra 393cv e 77,7kgfm do PHEV34). A segunda consequência foi a perda da tração integral, que passa a ser apenas dianteira.

Ainda comparando os dois sistemas híbridos plug-in do Haval H6, enquanto a nova versão acelera até os 100km/h em 7,6 segundos, a versão superior é bem mais rápida: 4,9 segundos.

GWM Haval H6 PHEV19.
Porta-malas tem volume de 560 litros Foto: GWM/Divulgação

Haval H6 PHEV19: autonomia e tempo de recarga

De acordo com a GWM, a bateria de 19 kWh rende autonomia de 74 quilômetros, enquanto o PHEV34 fornece alcance de 114 quilômetros (ambos pelo ciclo do Inmetro).

A marca ainda calcula o tempo de recarga do Haval H6 PHEV19 em um sistema rápido de 33 kWh de potência, onde bastam 28 minutos para a bateria saltar de 30% para 80% da capacidade. Já em um wallbox doméstico (de 6,6 kWh) uma recarga completa dura 3 horas.

Uma novidade dessa versão é o sistema V2L (Vehicle to Load), que fornece energia elétrica do carro para aparelhos elétricos externos. Porém, esse cabo será um opcional.

GWM Haval H6 PHEV19.
Rodas de 19 polegadas têm visual exclusivo Foto: GWM/Divulgação

Visual clássico e bom espaço interno

O visual da linha 2025 do Haval H6 não sofreu mudanças. A versão PHEV19 mantém o visual de SUV clássico (diferente da versão GT, que tem linhas traseiras de cupê), com a grade cromada dominando a dianteira, rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo, linha de ombro alta e traseira com lanternas interligadas.

O interior do GWM Haval H6 PHEV19 não mudou nada. Os acabamentos cromados ganharam tom de bronze, que se encontra com materiais que sugerem boa qualidade, como o couro. Mas a marca dá uma vacilada no banco traseiro, onde usa plástico rígido.

GWM Haval H6 PHEV19.
Assoalho plano proporciona conforto até para o passageiro central Foto: GWM/Divulgação

O bom espaço do SUV médio foi preservado, destacando o assoalho plano no banco traseiro, que permite algum conforto até para a o passageiro central. O porta-malas também é grande, com volume de 560 litros. Lembrando que o Haval H6 não traz estepe, mas apenas um kit de reparo.

A pré-venda do GWM Haval H6 PHEV19 já está disponível pelo site da GWM, no aplicativo da marca ou nas concessionárias. A reserva é feita mediante um sinal de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto.
GWM Haval H6 PHEV19.
Teto solar panorâmico é item de série no Haval H6 Foto: GWM/Divulgação

Equipamentos do Haval H6 PHEV19

  • Abertura elétrica do porta-malas com sistema “free-hands”
  • Sensor de chuva
  • Antena tipo “shark”
  • Teto solar panorâmico elétrico
  • Retrovisores com setas e rebatimento elétrico 
  • Acabamento interno na cor Bronze Urban
  • Bancos revestidos em couro ecológico
  • Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e ajuste de lombar para o motorista
  • Volante multifuncional revestido em couro ecológico e com ajuste de altura e distância 
  • Carregamento de celular por indução de 15W
  • Bancos traseiros rebatíveis (60/40)
  • 6 airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas que cobrem os bancos dianteiros e
  • traseiros) 
  • ISOFIX
  • Controle de tração
  • Acionamento automático dos freios em caso de colisão traseira para evitar engavetamento
  • Controle de cruzeiro adaptativo que adapta a velocidade de acordo com as curvas e função Stop&Go
  • Assistente de frenagem
  • Assistente de descida
  • Assistente de partida em subida
  • 4 conexões USB
  • 12 sensores de estacionamento + 5 câmeras + 2 radares constituem toda a parte semiautônoma
  • Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades
  • Câmera 360º com função capô invisível + 8 visualizações
  • Sistema ativo de estacionamento com “auto reverse assistance”
  • Alerta e frenagem de emergência de tráfego cruzado
  • Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa
  • Condução semiautônoma nível 2+
  • Assistente de ponto cego com aviso de abertura de portas
  • Alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré
  • Desvio inteligente durante ultrapassagem de caminhões
  • Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade
  • Chave presencial 
  • Computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas
  • Comandos de voz 100% português Brasil
  • App “My GWM” que permite diversas funções remotas
  • Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Tela de multimídia de 12,3 polegadas
  • GPS nativo com “Live Traffic”
  • Wi-fi 4G com função “hotspot”
  • Atualização de software OTA (Over the Air)
  • 4 modos de condução (Eco/ Normal / Sport / Neve)
  • 3 modos de assistente de direção (Conforto/Normal/Esportivo)
  • 8 alto-falantes (4 alto-falantes + 4 “tweeters”) total de 140W
  • “Head Up Display” com informações de chamada, navegação e “Intelligent Drive”
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Faróis full-LED com ajuste de altura
  • Lanternas full-LED
  • Faróis com função “Follow Me Home”
  • Faróis de milha em LED com função “cornering”
  • Lanterna de neblina em LED
  • Faróis com DRL
  • Luz ambiente azul
  • Ar-condicionado dual zone com saídas para o banco traseiro
  • Controle de qualidade de ar automático com filtro CN95
  • Purificador de ar ionizado integrado
  • Função de antiembaçamento do para-brisa

GWM Haval H6 PHEV19.
Combinação entre o motor 1.5 turbo e o elétrico dianteiro resulta em 326cv de potência e torque de 54kgfm Foto: GWM/Divulgação

 Ficha técnica: Haval H6 PHEV19

Motor (combustão) 1.5 turbo injeção direta a gasolina
Motor elétrico 1 dianteiro
Potência combinada 326cv
Torque
54kgfm
Desempenho

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada)

Aceleração (0 – 100 km/h): 7,8s

Transmissão 2 velocidades
Tração Dianteira
Bateria LFP
19 kW/h
Autonomia modo 100% elétrico 27km
Carregamento AC – 0 a 100% (6,6 kW/h) 3 horas
Carregamento DC 30 – 80% (33 kW/h) 28 minutos
Dimensões

Comprimento: 4,68m

Largura: 1,88m

Altura: 1,72m

Entre-eixos: 2,73m

Peso 1.890 kg
Ângulos Vão livre do solo: 18,2cm
Ângulo de ataque: 23,7°
Ângulo de saída: 27,9°
Capacidade porta-malas
560 litros
Tanque de combustível 55 litros
Pneus 235/55 R19

* Repórter viajou a convite da GWM