De São Paulo (SP)* - A GWM lançou uma nova versão do Haval H6 para acirrar a briga entre os híbridos plug-in mais baratos do Brasil. O novo pacote foi batizado PHEV19 e custa R$ 239 mil. No entanto, até o dia 20 de junho, o SUV médio pode ser comprado com R$ 10 mil de desconto.
Por pouco, mas o Haval H6 PHEV19 pode ser considerado o modelo híbrido plug-in mais barato do Brasil frente aos concorrentes: o BYD Song Plus custa R$ 239.800, mas tem desempenho bem inferior; já o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, vendido por R$ 239.990, que tem desempenho semelhante e oferece 7 lugares.
Lembrando que um carro híbrido plug-in, dependendo da distância diárias percorrida, pode funcionar apenas com tração elétrica, podendo ser recarregado na tomada, sem precisar do motor a combustão para tração ou recarregar a bateria. Sua vantagem em relação a um 100% elétrico é não depender da insfraestrutura de recarga para ser utilizado.
SUV perdeu um motor elétrico e usa bateria menor
O Haval H6 PHEV19 foi posicionado entre a versão de entrada HEV2 (um híbrido convencional que custa R$ 214 mil) e a antiga intermediária PHEV34 (híbrido plug-in vendido por R$ 279 mil). Claro, para ficar mais barato que esse último pacote, alguma coisa precisou ser retirada.
Para começar, o SUV médio passou a usar uma bateria de 19 kWh, enquanto a da versão superior PHEV34 tem capacidade de 34 kWh. Deu pra notar que a nomenclatura das versões do Haval 6 tem relação com a capacidade da bateria?
Ainda comparado à versão superior, que tem dois motores elétricos, o Haval H6 PHEV19 ainda perdeu o propulsor elétrico traseiro. A primeira consequência disso foi a perda de desempenho A combinação entre o motor 1.5 turbo e o elétrico dianteiro resulta em 326cv de potência e torque de 54kgfm (contra 393cv e 77,7kgfm do PHEV34). A segunda consequência foi a perda da tração integral, que passa a ser apenas dianteira.
Ainda comparando os dois sistemas híbridos plug-in do Haval H6, enquanto a nova versão acelera até os 100km/h em 7,6 segundos, a versão superior é bem mais rápida: 4,9 segundos.
Haval H6 PHEV19: autonomia e tempo de recarga
De acordo com a GWM, a bateria de 19 kWh rende autonomia de 74 quilômetros, enquanto o PHEV34 fornece alcance de 114 quilômetros (ambos pelo ciclo do Inmetro).
A marca ainda calcula o tempo de recarga do Haval H6 PHEV19 em um sistema rápido de 33 kWh de potência, onde bastam 28 minutos para a bateria saltar de 30% para 80% da capacidade. Já em um wallbox doméstico (de 6,6 kWh) uma recarga completa dura 3 horas.
Uma novidade dessa versão é o sistema V2L (Vehicle to Load), que fornece energia elétrica do carro para aparelhos elétricos externos. Porém, esse cabo será um opcional.
Visual clássico e bom espaço interno
O visual da linha 2025 do Haval H6 não sofreu mudanças. A versão PHEV19 mantém o visual de SUV clássico (diferente da versão GT, que tem linhas traseiras de cupê), com a grade cromada dominando a dianteira, rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo, linha de ombro alta e traseira com lanternas interligadas.
O interior do GWM Haval H6 PHEV19 não mudou nada. Os acabamentos cromados ganharam tom de bronze, que se encontra com materiais que sugerem boa qualidade, como o couro. Mas a marca dá uma vacilada no banco traseiro, onde usa plástico rígido.
O bom espaço do SUV médio foi preservado, destacando o assoalho plano no banco traseiro, que permite algum conforto até para a o passageiro central. O porta-malas também é grande, com volume de 560 litros. Lembrando que o Haval H6 não traz estepe, mas apenas um kit de reparo.
Equipamentos do Haval H6 PHEV19
- Abertura elétrica do porta-malas com sistema “free-hands”
- Sensor de chuva
- Antena tipo “shark”
- Teto solar panorâmico elétrico
- Retrovisores com setas e rebatimento elétrico
- Acabamento interno na cor Bronze Urban
- Bancos revestidos em couro ecológico
- Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e ajuste de lombar para o motorista
- Volante multifuncional revestido em couro ecológico e com ajuste de altura e distância
- Carregamento de celular por indução de 15W
- Bancos traseiros rebatíveis (60/40)
- 6 airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas que cobrem os bancos dianteiros e
- traseiros)
- ISOFIX
- Controle de tração
- Acionamento automático dos freios em caso de colisão traseira para evitar engavetamento
- Controle de cruzeiro adaptativo que adapta a velocidade de acordo com as curvas e função Stop&Go
- Assistente de frenagem
- Assistente de descida
- Assistente de partida em subida
- 4 conexões USB
- 12 sensores de estacionamento + 5 câmeras + 2 radares constituem toda a parte semiautônoma
- Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades
- Câmera 360º com função capô invisível + 8 visualizações
- Sistema ativo de estacionamento com “auto reverse assistance”
- Alerta e frenagem de emergência de tráfego cruzado
- Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa
- Condução semiautônoma nível 2+
- Assistente de ponto cego com aviso de abertura de portas
- Alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré
- Desvio inteligente durante ultrapassagem de caminhões
- Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade
- Chave presencial
- Computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas
- Comandos de voz 100% português Brasil
- App “My GWM” que permite diversas funções remotas
- Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- Tela de multimídia de 12,3 polegadas
- GPS nativo com “Live Traffic”
- Wi-fi 4G com função “hotspot”
- Atualização de software OTA (Over the Air)
- 4 modos de condução (Eco/ Normal / Sport / Neve)
- 3 modos de assistente de direção (Conforto/Normal/Esportivo)
- 8 alto-falantes (4 alto-falantes + 4 “tweeters”) total de 140W
- “Head Up Display” com informações de chamada, navegação e “Intelligent Drive”
- Retrovisor interno antiofuscante
- Faróis full-LED com ajuste de altura
- Lanternas full-LED
- Faróis com função “Follow Me Home”
- Faróis de milha em LED com função “cornering”
- Lanterna de neblina em LED
- Faróis com DRL
- Luz ambiente azul
- Ar-condicionado dual zone com saídas para o banco traseiro
- Controle de qualidade de ar automático com filtro CN95
- Purificador de ar ionizado integrado
- Função de antiembaçamento do para-brisa
Ficha técnica: Haval H6 PHEV19
Motor (combustão) | 1.5 turbo injeção direta a gasolina |
Motor elétrico | 1 dianteiro |
Potência combinada | 326cv |
Torque |
54kgfm |
Desempenho |
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada) Aceleração (0 – 100 km/h): 7,8s |
Transmissão | 2 velocidades |
Tração | Dianteira |
Bateria LFP |
19 kW/h |
Autonomia modo 100% elétrico | 27km |
Carregamento AC – 0 a 100% (6,6 kW/h) | 3 horas |
Carregamento DC 30 – 80% (33 kW/h) | 28 minutos |
Dimensões |
Comprimento: 4,68m Largura: 1,88m Altura: 1,72m Entre-eixos: 2,73m |
Peso | 1.890 kg |
Ângulos | Vão livre do solo: 18,2cm Ângulo de ataque: 23,7° Ângulo de saída: 27,9° |
Capacidade porta-malas |
560 litros |
Tanque de combustível | 55 litros |
Pneus | 235/55 R19 |
* Repórter viajou a convite da GWM
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