UAI
Arrependimento

Donos de carros elétricos estão voltando para modelos a combustão

Empolgação com os carros elétricos parece estar esfriando. Pesquisa revela que quase 40% dos proprietários de carros elétricos nos Estados Unidos consideram voltar aos modelos a combustão

Publicidade
Falta de infraestrutura de recarga é o principal motivos para motoristas cogitarem voltar aos modelos a combustão
Falta de infraestrutura de recarga é o principal motivos para motoristas cogitarem voltar aos modelos a combustão Foto: Tesla/Divulgação

Carros elétricos são uma opção mais sustentável, mas a que custo? A transição dos consumidores para automóveis eletrificados parece estar regredindo. Isso, segundo uma pesquisa recente, onde cerca de 4 em cada 10 proprietários de carros elétricos nos Estados Unidos estão considerando retornar aos modelos com motores a combustão em sua próxima compra.

Mais de 30 mil consumidores em 15 países, incluindo os EUA, foram consultados para a pesquisa, que destacou que 29% dos proprietários de veículos elétricos do mundo cogitam retornar aos carros a gasolina, um número que sobe para 46% nos Estados Unidos. 

Obstáculos em manter um carro elétrico

A principal razão apontada pelos proprietários é a infraestrutura pública de carregamento insuficiente, uma preocupação que tem se mostrado uma grande pedra no caminho para que mais pessoas adquiram veículos elétricos.

Além dos pontos de recarga inadequados, os altos custos de propriedade e o impacto negativo nas viagens de longa distância também foram citados como motivos para a reconsideração. 

Nos Estados Unidos, a implementação de uma rede robusta de carregamento para veículos elétricos tem sido lenta. Desde a criação do Programa Nacional de Infraestrutura de Veículos Elétricos há dois anos, apenas oito estações foram colocadas em operação. Até o fim de maio, apenas 23 estados haviam começado a distribuir o financiamento do programa federal de US$ 5 bilhões.

Enquanto postos de combustíveis fósseis são facilmente localizáveis com sinalização rodoviária, pontos de recarga de carros elétricos muitas vezes permanecem escondidos e fora da vista de quem está dirigindo. Por isso, a visibilidade e a acessibilidade das estações de recarga também se tornam questões críticas a serem levadas em consideração.

GWM Ora azul de frente parado em estacionamento com sol se pondo no céu e árvores ao fundo
Alto custo dos carros elétricos e a autonomia limitada para viagens longas também pesam na decisão Foto: GWM/Divulgação

Essa não é uma dificuldade exclusiva dos Estados Unidos. A pesquisa realizada pela McKinsey & Co indicou que apenas 9% dos entrevistados do mundo consideram que o aumento da infraestrutura pública de carregamento é suficiente para suas necessidades. 

Isso mostra que a próxima geração de compradores de veículos elétricos, que dependerá ainda mais da rede pública de carregamento, pode enfrentar desafios significativos se a infraestrutura não acompanhar o ritmo da demanda.

Entre outras descobertas, a pesquisa revelou que 21% dos entrevistados globais nunca desejam mudar para um carro elétrico, sendo que parte destes citam as mesmas preocupações em relação ao atraso dos pontos de recarga. 

A esperança é a última que morre

Devagar, mas sempre, o número de motoristas ao redor do mundo que ainda não adquiriram veículo eletrificado está lentamente crescendo. A pesquisa também mostrou que 38% dos proprietários de veículos a combustão preveem que seu próximo carro será um híbrido plugin ou totalmente elétrico, um pequeno, mas ainda sim aumento em relação aos 37% registrados em 2022.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!