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Sombra e água fresca

Você fica mais fraco no calor? Os carros elétricos também, aponta estudo

Estudos recentes revelam que o calor intenso pode afetar a eficiência dos carros elétricos, reduzindo a autonomia da bateria em até 31%

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-- Foto: Montagem/Equipe Vrum

Em dias de calor intenso, é comum que você se sinta fraco ou sem energia. Com os carros elétricos não é muito diferente: eles também precisam de sombra e água fresca nos dias quentes.

Estudos recentes da Recurrent Auto, realizado com 7.500 veículos elétricos nos Estados Unidos, revelam que a eficiência dos carros foi comprometida em dias de calor intenso.

Durante a pesquisa, as baterias dos carros elétricos começaram a perder eficiência a partir de 32ºC, com uma redução de alcance variando entre 2% e 5%. Quanto mais as temperaturas subiram, como para a faixa entre 35ºC e 38ºC, mais essa perda da autonomia aumentou, chegando a uma redução de 15% a 31%.

Veículos elétricos consomem mais energia para resfriar tanto a bateria quanto a cabine, por isso, essa queda na capacidade ocorre. Embora a perda de eficiência no calor seja menor do que em temperaturas extremamente baixas, ela, ainda sim, é perceptível para os motoristas.

Em temperaturas baixas, por exemplo, o carro precisa aquecer o interior para níveis confortáveis, consumindo mais energia do que no processo de resfriamento em dias quentes.

Diferença entre modelos elétricos avaliados

Dos carros elétricos avaliados durante o estudo, os resultados indicaram que diferentes modelos respondem de maneiras variadas às altas temperaturas.

No caso do Ford F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, a perda é cerca de 1% de seu alcance máximo em temperaturas de 32ºC. Já no caso Nissan Leaf, a perda de eficiência é bem mais drástica, experimentando uma queda de 22% nessas mesmas condições de temperatura.

Nissan Leaf cinza de frente em movimento na estrada asfaltada com colina ao fundo
Nissan Leaf perde cerca de 22% na eficiência em altas temperaturas Foto: Nissan/Divulgação

Os modelos da Tesla, incluindo o Model 3, Y, S e X, são uma exceção notável. Embora esses veículos, geralmente, não alcancem a autonomia prometida em condições reais de uso, com uma entrega média de apenas 60% do alcance máximo definido pela EPA, as altas temperaturas não têm um impacto tão significativo em seu desempenho. 

Isso se deve, em grande parte, ao avançado sistema de controle climático da Tesla, que inclui uma bomba de calor para regulação eficiente tanto no verão quanto no inverno, além de um mecanismo de proteção contra superaquecimento da cabine.

O que fazer para minimizar a redução de eficiência?

Para driblar a perda de alcance em dias extremamente quentes, resfriar a cabine antes de iniciar a viagem, enquanto o carro ainda está conectado ao carregador. Dessa forma, a energia necessária para o arrefecimento é retirada diretamente da rede elétrica, preservando a carga da bateria para o percurso. 

Evitar deixar o veículo exposto ao sol por longos períodos, especialmente se a bateria estiver com carga baixa, também pode ajudar. O sistema de arrefecimento, ao tentar resfriar a bateria até uma temperatura ideal, pode comprometer o funcionamento de outros sistemas do carro, incluindo os motores, caso a energia disponível seja insuficiente.

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Fonte: CNN