O fraco desempenho do Jeep Renegade no mercado global levantou o questionamento sobre a possibilidade da marca decretar o fim de linha para o SUV compacto. A Stellantis não deixou essa especulação correr por muito tempo, e tratou de confirmar que o modelo terá, sim, uma segunda geração.
Para começar o assunto, é preciso deixar claro que o Jeep Renegade é um produto de sucesso no Brasil. Mas a história não é a mesma em outros mercados como nos Estados Unidos - onde o compacto já saiu de linha, mas não foi retirado no site comercial, onde custa a partir de R$ 28.345 dólares, mais caro que o Compass, vendido a partir de 25.900 dólares - e na China (de onde a marca se retirou como fabricante). Na Europa o SUV compacto tem desempenho regular.
No entanto, em uma apresentação para acionistas, a Stellantis confirmou uma segunda geração do Jeep Renegade, prevista para 2027. No mercado americano, a ideia é tomar de assalto o segmento dos SUVs compactos, tendo inclusive uma versão acessível do modelo com motorização elétrica. De acordo com Antonio Filosa, CEO da Jeep, esse modelo vai custar menos de 25 mil dólares.
Como será a segunda geração do Jeep Renegade?
Pronto, até aqui todas as informações são oficiais. Mas, como será a segunda geração do Jeep Renegade? Uma possibilidade será a adoção da plataforma STLA Small, baseada na CMP, que tem sua origem na PSA (Peugeot e Citroën) e permite todo tipo de eletrificação.
Trata-se da mesma plataforma do Jeep Avenger, SUV compacto que deverá ser fabricado no Brasil a partir de 2026 na planta de Porto Real (RJ). E aqui, para distanciar o Renegade desse modelo ainda mais compacto, pode ser que o SUV cresça alguns centímetros. Isso seria possível porque a próxima geração do Compass, que passará a ser construído na plataforma STLA Medium, também ficará maior.
Além de atender às necessidades globais da Jeep, todo esse movimento também harmoniza com a gama de veículos da marca no Brasil, com SUVs mais segmentados e que brigam por uma fatia maior do mercado. Se a versão elétrica do Jeep Renegade não for vendida no Brasil, sua segunda geração também terá opções de motorizações híbridas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!