No último final de semana, aconteceu a prova 24 Horas de Le Mans, tradicional corrida com mais de 100 anos de história. Junto do GP de Mônaco e das 500 Milhas de Indianápolis, a competição faz parte da Tríplice Coroa do Automobilismo. A prova começou às 11h (horário de Brasília) e se encerrou no mesmo horário do dia seguinte. As voltas aconteceram no Circuito de La Sarthe, local que recebe às 24 Horas de Le Mans desde 1923.
A Ferrari conquistou mais uma vez a competição. Com seu triunfo, a italiana sediada em Maranello entra de vez para o hall dos principais competidores das 24 Horas de Le Mans, voltando a conquistar o título depois de quase 60 anos e longo período de ausência na competição.
Ferrari tem conquista dramática na categoria principal
A equipe italiana passou 50 anos sem correr as 24h de Le Mans. Seu retorno em 2023, no ano do Centenário, foi triunfante e, este ano, a Ferrari emendou sua segunda vitória na base da superação. O carro #50 perdeu a liderança no fim da prova para o Toyota #7, o modelo lidou com problemas na porta de Nicklas Nielsen, mas se recuperou no limite do tanque de combustível.
A equipe que cruzou a linha de chegada é composta por Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina. A Ferrari começou com ritmo forte, enquanto os pilotos da marca japonesa – Kamui Kobayashi, José María López e Nyck de Vries – se mantiveram na cola. O piloto Nicklas da marca italiana abriu vantagem, mas teve de ir aos boxes por conta de uma porta aberta. López assumiu a ponta e tudo indicava a sua vitória, mas foi superado pela escuderia de Maranello com menos de 50 minutos para o final.
Ferrari faz história nas 24 Horas de Le Mans
Com a vitória na lendária competição, a equipe italiana iguala um feito de 90 anos e se torna a segunda competidora a vencer o GP de Mônaco e a categoria principal da Le Mans. O último feito havia acontecido em 1934 com a Alfa Romeo. Trata-se de um feito tão antigo que, na época, a corrida que acontece em Mônaco sequer era parte da Fórmula 1, que só foi criada em 1950.
Além desse feito, a Ferrari iguala outra marca histórica, com as duas vitórias consecutivas, ano passado e em 2024, a equipe volta a triunfar em vezes consecutivas após 60 anos. Além dos seus últimos títulos, a italiana havia ganhado a competição pela última vez em 1965 e deixou a corrida em 1974.
Com suas últimas vitórias, a Ferrari chega ao triunfo pela 11ª vez nas 24 Horas de Le Mans e se mantém no top três de maiores vencedores na corrida. O primeiro lugar fica para a Porsche, que tem 19 vitórias, e em seguida vem a Audi com 13 conquistas.
Caso venha a ganhar o campeonato da Fórmula 1, a equipe Ferrari pode alcançar um fato inédito. Ela se tornaria a primeira escuderia a ter dois títulos da Tríplice Coroa do Automobilismo e entraria de vez para os livros de história das competições.
Saiba quem venceu as demais categorias das 24 Horas de Le Mans
Na categoria intermediária, LMP2, quatro conjuntos apareceram com maior destaque na prova: o protótipo #37 da COOL Racing, o Oreca Gibson #10 da Vector Sport, o carro #183 da AF Corse e a United Autosports com o #22. O último reassumiu o comando da corrida quando restavam menos de duas horas para o fim da corrida e se sagrou campeão.
A categoria GT3 teve como vitoriosa a equipe da Porsche, a Manthey EMA. Dirigindo um 911 GT3 R, o conjunto, formado por Morris Schuring, Yasser Shanin e Richard Lietz, protagonizou as atividades na metade final da prova e garantiu a segunda vitória na temporada.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!