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Muito dinheiro

Investimento bilionário: Volkswagen produzirá Virtus e Tarok no Paraná

A iniciativa faz parte de um plano de investimento de R$3 bilhões na fábrica, que visa aumentar a capacidade de produção e lançar novos modelos

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A mudança liberará espaço na fábrica paulista para a produção de novos modelos
A mudança liberará espaço na fábrica paulista para a produção de novos modelos Foto: Divulgação

Comemorando o aniversário de 25 anos da sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, a Volkswagen anunciou a produção do sedan Virtus e da picape Tarok, que ocorrerá nos próximos anos na unidade do Sul do país. Assim como um investimento significativo de R$ 3 bilhões na operação, revelado nesta segunda-feira (17) pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Produção do Virtus irá de São Paulo para o Paraná

O Volkswagen Virtus, que atualmente é fabricado em São Bernardo do Campo (SP), começará a ser produzido parcialmente no Paraná em 2025. A mudança faz parte de uma estratégia para liberar a planta paulista para a produção de novos modelos da Volkswagen, incluindo o primeiro híbrido da família Tayron, previsto para 2027. O SUV substituirá o Tiguan Allspace e será construído sobre a plataforma MQB Hybrid, conhecida na Europa como MQB Evo.

A migração total da produção do Volkswagen Virtus para o Paraná está prevista para 2027 e, até lá, a fabricação será compartilhada entre as plantas de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais. O movimento, no entanto, não é apenas uma questão de espaço. Há uma questão de logística, visto que o Virtus compartilha a plataforma MQB A0 com o T-Cross, já produzido no Paraná.

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico de frente no asfalto
A produção do Virtus, atualmente em São Bernardo do Campo (SP), será transferida para São José dos Pinhais a partir de 2025 Foto: O VW Virtus 200 TSI na versão Highline linha 2018 é boa opção no mercado de usados

Nova Tarok já nascerá no Sul do país

No caso da Volkswagen Tarok, a produção está programada para começar em 2026, na fábrica paranaense, e a picape será projetada para competir com modelos como a Chevrolet Montana, Fiat Toro e Renault Oroch. Sendo uma picape de porte compacto-médio, a Volkswagen Tarok conta com distância entre-eixos de aproximadamente 2,80 metros. Além disso, o modelo deverá estrear o motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150cv e 25,5kgfm de torque, juntamente com a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas.

As expectativas levam a rumores de que a Volkswagen Tarok custará entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, posicionando-se como uma opção competitiva no mercado de picapes. Antes de sua produção oficial, a Volkswagen já havia iniciado testes do modelo sob a carroceria do Virtus para ajustes e desenvolvimentos.

Investimento bilionário da Volkswagen no Brasil

O investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR) é parte de um plano maior de R$ 9 bilhões que a Volkswagen destinará ao Brasil até 2028. Este montante se soma aos R$ 7 bilhões anunciados em 2023, totalizando R$ 16 bilhões para a América do Sul. O grande aporte financeiro visa lançar 16 novos produtos no Brasil até 2028, incluindo a Tarok e um novo SUV de entrada que será produzido em Taubaté (SP).

Automóvel Nivus em produção na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais no Paraná
A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, será modernizada para aumentar sua capacidade de produção Foto: Volkswagen/Divulgação

Além da Volkswagen Tarok, outros projetos importantes estão em andamento e um deles é o projeto VW246, que dará origem a um SUV compacto menor que o Nivus e o T-Cross, programado para 2026. Este novo SUV, posicionado na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil, promete ser um dos lançamentos mais relevantes da marca.

A fábrica de São José dos Pinhais, que já produziu 27 mil unidades do Volkswagen T-Cross somente em 2024, será modernizada para aumentar sua capacidade de produção. Embora os novos números de produção e contratações ainda não tenham sido divulgados, Possobom destacou que a capacidade da fábrica aumentará significativamente após a modernização.