Mais um SUV está chegando ao Brasil para competir no mercado dos elétricos. Trata-se do Chevrolet Blazer EV, que teve as as primeiras unidades desembarcadas recentemente no Porto de Vitória, no Espírito Santo. O novo SUV elétrico é importado do México e celebra 100 anos de atuação da Chevrolet por aqui.
A Chevrolet não poupou esforços ao desenvolver o Blazer na versão elétrica. O SUV foi construído sobre a plataforma Ultium, dedicada exclusivamente a veículos elétricos. Isso significa que o Chevrolet Blazer EV foi projetado desde o início para ser um eletrificado, diferentemente de muitos concorrentes que adaptam modelos a combustão para versões híbridas ou elétricas.
A versão que desembarcou em Vitória é a esportiva RS, que se destaca por suas rodas de 21 polegadas, acabamento em preto e um conjunto ótico full LED com animação coreografada. Internamente, o Chevrolet Blazer EV traz bancos dianteiros aquecidos e ventilados, além de sistema de iluminação ambiente personalizável.
Com autonomia estimada em 515 quilômetros no ciclo americano, o Chevrolet Blazer EV RS promete uma experiência de condução sem preocupações quanto à recarga frequente. Equipado com baterias de 85kWh, o SUV oferece uma potência impressionante de até 565cv e 89,5kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em menos de 4 segundos. No entanto, vale notar que essa autonomia pode ser menor nos padrões de medição brasileiros do Inmetro.
O Chevrolet Blazer EV RS será oferecido com diferentes configurações de tração: dianteira, traseira ou integral, permitindo que os consumidores escolham a versão que melhor se adapta às suas necessidades. Esse nível de personalização é um diferencial frente a rivais como o BYD Tang, que, embora tenha uma configuração potente com 517cv, não oferece a mesma flexibilidade em termos de tração.
Estratégia de mercado e investimentos no Brasil
A chegada do Chevrolet Blazer EV faz parte de uma estratégia maior da General Motors para fortalecer sua posição no mercado de veículos elétricos. Recentemente, a fabricante anunciou um investimento de R$7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, reforçando seu compromisso com a eletrificação e a sustentabilidade. Este investimento vem após um aporte anterior de R$10 bilhões, sinalizando que a empresa está preparada para enfrentar os desafios de um mercado em rápida evolução.
Apesar do otimismo, a GM terá que superar alguns obstáculos para consolidar o Chevrolet Blazer EV no Brasil. A infraestrutura de recarga de baterias ainda é limitada em muitas regiões do país, e os altos custos dos veículos elétricos são uma barreira significativa para muitos consumidores. O preço estimado do Blazer EV, acima de R$500 mil, coloca o modelo fora do alcance da maioria dos brasileiros, restringindo seu mercado potencial a uma faixa de consumidores de alta renda.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!