UAI
SUV elétrico

Chevrolet Blazer EV: novo SUV elétrico desembarca no Brasil

O SUV elétrico teve as primeiras unidades desembarcadas no Porto de Vitória, Espírito Santo, e é um dos destaques da estratégia da Chevrolet para eletrificar sua linha no país

Publicidade
A chegada do Blazer EV faz parte de um investimento de R$7 bilhões da GM no Brasil
A chegada do Blazer EV faz parte de um investimento de R$7 bilhões da GM no Brasil Foto: Chevrolet/Divulgação

Mais um SUV está chegando ao Brasil para competir no mercado dos elétricos. Trata-se do Chevrolet Blazer EV, que teve as as primeiras unidades desembarcadas recentemente no Porto de Vitória, no Espírito Santo. O novo SUV elétrico é importado do México e celebra 100 anos de atuação da Chevrolet por aqui.

A Chevrolet não poupou esforços ao desenvolver o Blazer na versão elétrica. O SUV foi construído sobre a plataforma Ultium, dedicada exclusivamente a veículos elétricos. Isso significa que o Chevrolet Blazer EV foi projetado desde o início para ser um eletrificado, diferentemente de muitos concorrentes que adaptam modelos a combustão para versões híbridas ou elétricas. 

A versão que desembarcou em Vitória é a esportiva RS, que se destaca por suas rodas de 21 polegadas, acabamento em preto e um conjunto ótico full LED com animação coreografada. Internamente, o Chevrolet Blazer EV traz bancos dianteiros aquecidos e ventilados, além de sistema de iluminação ambiente personalizável. 

Chevrolet Blazer EV preto de frente parado em porto de Vitória (ES)
Chevrolet Blazer EV conta com diferentes configurações de tração: dianteira, traseira ou integral Foto: Chevrolet/Divulgação

Com autonomia estimada em 515 quilômetros no ciclo americano, o Chevrolet Blazer EV RS promete uma experiência de condução sem preocupações quanto à recarga frequente. Equipado com baterias de 85kWh, o SUV oferece uma potência impressionante de até 565cv e 89,5kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em menos de 4 segundos. No entanto, vale notar que essa autonomia pode ser menor nos padrões de medição brasileiros do Inmetro.

O Chevrolet Blazer EV RS será oferecido com diferentes configurações de tração: dianteira, traseira ou integral, permitindo que os consumidores escolham a versão que melhor se adapta às suas necessidades. Esse nível de personalização é um diferencial frente a rivais como o BYD Tang, que, embora tenha uma configuração potente com 517cv, não oferece a mesma flexibilidade em termos de tração. 

Estratégia de mercado e investimentos no Brasil

A chegada do Chevrolet Blazer EV faz parte de uma estratégia maior da General Motors para fortalecer sua posição no mercado de veículos elétricos. Recentemente, a fabricante anunciou um investimento de R$7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, reforçando seu compromisso com a eletrificação e a sustentabilidade. Este investimento vem após um aporte anterior de R$10 bilhões, sinalizando que a empresa está preparada para enfrentar os desafios de um mercado em rápida evolução.

Fila com SUV elétrico Chevrolet Blazer EV visto de cima desembarcando em porto de Vitória (ES)
Preço estimado para o Chevrolet Blazer EV no mercado brasileiro é acima de R$ 500 mil Foto: Chevrolet/Divulgação

Apesar do otimismo, a GM terá que superar alguns obstáculos para consolidar o Chevrolet Blazer EV no Brasil. A infraestrutura de recarga de baterias ainda é limitada em muitas regiões do país, e os altos custos dos veículos elétricos são uma barreira significativa para muitos consumidores. O preço estimado do Blazer EV, acima de R$500 mil, coloca o modelo fora do alcance da maioria dos brasileiros, restringindo seu mercado potencial a uma faixa de consumidores de alta renda.