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LISTÃO

BYD King superará o Corolla? Esses 5 sedans tentaram (e falharam)

Relembre alguns concorrentes que, ao longo das duas últimas décadas, tentaram destronar o modelo japonês

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Híbrido plug-in tem preço inicial de R$ 175.800
Híbrido plug-in tem preço inicial de R$ 175.800 Foto: Pedro Bicudo/BYD/Divulgação

O BYD King está chegando ao mercado brasileiro com um alvo muito específico: o Toyota Corolla. O sedan de origem chinesa chega em duas versões, GL e GS, com preços de R$175.800 e de R$181.800, respectivamente. Os valores de compra, portanto, são mais baixos que os do concorrente japonês, que, nas configurações Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, custa R$190.120 e R$200.910, na ordem.

BYD King ou Toyota Corolla?

Além dos preços competitivos, o BYD King tem outros predicados, como tecnologia híbrida do tipo plug-in (aquela que permite ao condutor carregar as baterias diretamente na tomada, como em um carro 100% elétrico) e rodar até 80km sem o motor a combustão. Por sua vez, o Toyota Corolla é um híbrido convencional e só funciona em modo elétrico em baixas velocidades.

Ainda assim, fica a dúvida: conseguirá o BYD King superar o Toyota Corolla no mercado? Afinal, o modelo da marca japonesa lidera as vendas do segmento de sedans médios há mais de uma década. Durante esse período, ele já enfrentou vários concorrentes repletos de atributos. Porém, no fim das contas, todos os desafiantes falharam.

Toyota Corolla 2022
Toyota Corolla domina as vendas do segmento de sedans medios Foto: Toyota / Divulgação

Relembre os concorrentes que o Toyota Corolla já enfrentou

O VRUM relembra justamente 5 desses sedans que chegaram ao país com a missão de encarar o Toyota Corolla, mas fracassaram. Será que o BYD King será o primeiro a conquistar esse feito? Confira o listão e deixe sua opinião nos comentários!

1- Nissan Sentra

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Nissan Sentra está prestes a passar por reestilização Foto: b41d3bbd nissan sentra 2023 branco exclusive de frente

Desde que estreou no Brasil, em 2004, o Nissan Sentra já se apresentava como uma alternativa ao Toyota Corolla. Naquele momento, o sedan estava na quinta geração global e tinha características técnicas parecidas com as do rival. Isso se manteve nas três linhagem seguintes, que também desembarcaram no país.

Verdade seja dita, o Nissan Sentra até conseguiu fidelizar uma parcela de clientes. Porém, nunca chegou nem perto de ameaçar o maior rival: no máximo, chegou a beliscar, momentaneamente, a terceira posição de vendas do segmento. Atualmente, é o segundo colocado entre os sedans médios, mas enfrenta pouquíssima concorrência. De janeiro a maio, somou apenas 2.039 emplacamentos. A linha 2025 chegará ao mercado neste mês com uma reestilização.

2- Caoa Chery Arrizo 6

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid branco de frente estacionado
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid branco de frente estacionado Foto:

É possível enumerar alguns pontos em comum entre o Caoa Chery Arrizo 6 e o BYD King: ambos têm origem chinesa, conjunto mecânico eletrificado, preço competitivo e miram os consumidores do Toyota Corolla. O lançamento do primeiro data de 2020, sendo que a versão Pro, com atualizações no visual e no interior, veio no ano seguinte. Em 2022, chegou a configuração Pro Hybrid, com tecnologia híbrida-leve de 48V.

Apesar das várias atualizações em um curto espaço de tempo, o desempenho comercial do sedan não saiu da marcha lenta. Atualmente, o Caoa Chery Arrizo 6 sequer aparece no ranking dos 50 automóveis mais emplacados do país, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

3- Hyundai Elantra

Hyundai Elantra 2014 prata, de frente, estacionado em local asfaltado, com vegetação ao fundo
No Brasil, as vendas do Hyundai Elantra sempre foram fracas Foto: Hyundai/Divulgação

No já distante ano de 2011, antes mesmo da inauguração da fábrica de Piracicaba, que produz o HB20, a Hyundai lançava o Elantra de quinta geração no Brasil. Anteriormente, outras linhagens do modelo já haviam sido vendidas no país, mas nenhuma era tão promissora. Isso, porque a marca coreana vivia um momento de alta, graças ao sucesso de produtos como Tucson, i30, Azera e Veloster.

Porém, o Hyundai Elantra nunca decolou. Nem mesmo o design, arrojado para os padrões da época, cativou os consumidores. Os melhores números de vendas ocorreram em 2012, quando 7.973 unidades foram emplacadas. Mesmo assim, o sedan não passou de um discreto oitavo lugar no segmento naquele ano. A partir de então, as vendas foram minguando, até que, em 2018, o Grupo Caoa encerrou as importações do modelo.

4- Mitsubishi Lancer

 

Mitsubishi Lancer HLE 2016 cinza, de frente, em movimento em via urbana
Mitsubishi Lancer saiu de linha envelhecido e praticamente esquecido Foto: Fabio Bustamante/Mitsubishi/Divulgação

Toyota Corolla e Mitsubishi Lancer chegaram ao Brasil praticamente ao mesmo tempo, na década de 1990, após a abertura dos portos. Em 1998, o primeiro ganhou produção nacional, enquanto o segundo deixou de ser importado no ano seguinte. 

Após um hiato de aproximadamente uma década, o Mitsubishi retornou ao país em 2010, já na nona geração global. Em 2014, o Grupo HPE passou a montá-lo na unidade industrial de Catalão (GO). O sedan se manteve sem atualizações relevantes até sair de linha, já envelhecido, em 2019, dois anos depois do encerramento da produção no Japão. Durante todo esse período, as vendas sempre foram discretas. 

5- Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze Premier 2021 preto, de frente, estacionado em local asfaltado, com árvores ao fundo
Chevrolet deixou de produzir o Cruze na Argentina no ano passado; modelo seguirá à venda apenas enquanto durarem os estoques Foto: Chevrolet/Divulgação

Antes do lançamento do Toyota Corolla no Brasil, eram os sedans médios da Chevrolet que dominavam o mercado. A empresa criou esse segmento em 1982 com o Monza e manteve a liderança nas vendas até o início dos anos 2000 com o Vectra de segunda geração. Depois disso, tentou retomar a ponta com o Cruze, que, porém, nunca repetiu o sucesso dos antepassados. 

A atual geração do Chevrolet Cruze chegou ao país em 2016. Entre as qualidades, estão a dirigibilidade afiada e o bom desempenho do motor 1.4 turbo. O sedan, porém, permaneceu estacionado no terceiro lugar em vendas do segmento, atrás justamente do Toyota Corolla e também do último Honda Civic. Enquanto o BYD King está chegando, ele está se despedindo, já que a produção chegou ao fim no ano passado na fábrica de Santa Fé, na Argentina: a permanência no mercado se deve aos estoques.