Hoje é o primeiro dia do inverno, época de temperaturas mais baixas (pelo menos é isso o que se espera da estação!) em que o carro "sofre" mais que o normal. Um dos momentos mais complicados é a hora de dar partida no motor bem cedinho, quando os termômetros marcam seu menor valor. Nessa hora, ter uma boa bateria é fundamental, e isso passa por uma característica que poucos motoristas têm conhecimento: o CCA.
Na hora de comprar uma bateria para o carro, a principal preocupação é a chamada "amperagem", que é capacidade de armazenar energia e deve atender à demanda energética daquele veículo. Esse número é dado em "ampère/hora" (Ah). Aqui não há muita dúvida: use a quantidade exata indicada pelo fabricante, nunca inferior, para não ter problemas de durabilidade e até de funcionamento dos componentes eletrônicos. Mas também não precisa comprar uma com capacidade maior, já que esse excedente não será aproveitado. Ok, e o tal CCA?
CCA está ligado à capacidade de dar partida no motor
Vamos a ele. O CCA é a sigla de Cold Cranking Amps, que diz respeito à corrente de arranque a frio, se referindo à partida do motor. O CCA é a quantidade de corrente elétrica que a bateria pode fornecer a uma temperatura de -18 graus Celsius durante 30 segundos, período em que a tensão não pode ser inferior a 7,2V.
Na prática, quanto maior o CCA, mais capacidade a bateria terá para insistir na ignição do veículo em um dia frio até que ele funcione. Esse número também está relacionado à durabilidade desse componente.
Mas, seja sensato. Também não compensa pagar muito caro em baterias com o CCA muito elevado. É o caso das bateria com tecnologia voltada aos carros equipados com sistema Start&Stop (AGM ou EFB), que desliga o motor sempre que o carro para, como em um semáforo. Como, com esse sistema, o carro liga e desliga muitas vezes, essa bateria é dimensionada para tal. Por este motivo elas custam caro, em média três vezes o preço de uma bateria "convencional".
Então, caso o bolso permita, a dica é escolher a bateria de uma boa marca, que terá um CCA na média entre 450A e 500A, que já indica uma boa performance da partida do motor em dias frios e uma boa durabilidade. Não esqueça de conferir se as dimensões daquela bateria são apropriadas para o seu carro (note se ela vai ficar bem fixada e se vai encostar em outro componente).
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!