Uma versão atualizada do Audi E-Tron GT 2025 acaba de chegar ao mercado europeu, sendo o carro mais potente da marca. A linha 2025 do sedan elétrico oferece três versões: S E-Tron GT, RS E-Tron GT e a recém-lançada RS E-Tron GT Performance.
Esta última se posiciona como o carro de produção mais potente já fabricado pela Audi, com impressionantes 925cv, embora ainda fique atrás de seu concorrente direto, o Porsche Taycan Turbo GT, que lidera com 1.033cv.
O Audi RS E-Tron GT Performance não tem só potência, mas também é extremamente rápido: acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,5 segundos, ainda que seja dois décimos de segundo mais "lento" que o Taycan Turbo GT.
As outras versões do sedan elétrico também oferecem excelente desempenho. O Audi RS E-Tron GT, com 863cv, acelera até 100km/h em 2,8 segundos, enquanto o modelo básico, com 679cv, chega em 3,4 segundos. Todas as versões têm tração nas quatro rodas, e a Audi descarta a possibilidade de uma configuração de motor único com tração traseira.
Conheça a nova versão do Audi E-Tron GT
Uma das principais melhorias está no pacote de baterias. A capacidade de energia utilizável no sedan Audi aumentou de 83,7kWh para 97,0kWh, enquanto o peso foi reduzido em 10kg. A nova bateria suporta uma potência máxima de carregamento de 320kW, um avanço significativo em relação aos 270kW anteriores. Em condições ideais, isso permite que a bateria vá de 10% a 80% em apenas 18 minutos, e 10 minutos de carga proporcionam até 280 quilômetros de autonomia.
A nova suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas, que pode ajustar a altura do carro elétrico em segundos, foi projetada para maximizar o conforto ao passar por lombadas e em outras situações adversas. Na versão RS E-Tron GT Performance, a suspensão ganha um modo de desempenho específico, projetado para uso em pistas.
Esteticamente, o Audi E-Tron GT mantém seu visual futurista, com algumas referências sutis ao passado. As rodas forjadas de 21 polegadas são reminiscentes do conceito Audi Avus Quattro de 1991, e o tema branco do painel digital do RS E-Tron GT Performance faz alusão ao RS2 Avant de 1994.
O Audi E-Tron GT 2025 será comercializado na Alemanha a partir de 126 mil euros (R$ 731.371) para a versão S E-Tron GT, 147.500 euros (R$ 856.168) para o RS E-Tron GT, e 160.500 euros (R$ 931.627) para o RS E-Tron GT Performance. No Brasil, os preços ainda não foram divulgados, mas é esperado que o modelo chegue com valores competitivos para enfrentar rivais como o Porsche Taycan e outros sedans elétricos de luxo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas