UAI
Veloz e furioso

Audi E-Tron GT 2025: esportivo elétrico vira o carro mais potente da marca

A versão RS E-Tron GT Performance acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,5 segundos, fazendo do modelo o carro de produção mais potente da Audi

Publicidade
As rodas forjadas de 21 polegadas são reminiscentes do conceito Audi Avus Quattro de 1991
As rodas forjadas de 21 polegadas são reminiscentes do conceito Audi Avus Quattro de 1991 Foto: Audi/Divulgação

Uma versão atualizada do Audi E-Tron GT 2025 acaba de chegar ao mercado europeu, sendo o carro mais potente da marca. A linha 2025 do sedan elétrico oferece três versões: S E-Tron GT, RS E-Tron GT e a recém-lançada RS E-Tron GT Performance. 

Esta última se posiciona como o carro de produção mais potente já fabricado pela Audi, com impressionantes 925cv, embora ainda fique atrás de seu concorrente direto, o Porsche Taycan Turbo GT, que lidera com 1.033cv.

O Audi RS E-Tron GT Performance não tem só potência, mas também é extremamente rápido: acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,5 segundos, ainda que seja dois décimos de segundo mais "lento" que o Taycan Turbo GT. 

As outras versões do sedan elétrico também oferecem excelente desempenho. O Audi RS E-Tron GT, com 863cv, acelera até 100km/h em 2,8 segundos, enquanto o modelo básico, com 679cv, chega em 3,4 segundos. Todas as versões têm tração nas quatro rodas, e a Audi descarta a possibilidade de uma configuração de motor único com tração traseira.

Conheça a nova versão do Audi E-Tron GT

Uma das principais melhorias está no pacote de baterias. A capacidade de energia utilizável no sedan Audi aumentou de 83,7kWh para 97,0kWh, enquanto o peso foi reduzido em 10kg. A nova bateria suporta uma potência máxima de carregamento de 320kW, um avanço significativo em relação aos 270kW anteriores. Em condições ideais, isso permite que a bateria vá de 10% a 80% em apenas 18 minutos, e 10 minutos de carga proporcionam até 280 quilômetros de autonomia.

A nova suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas, que pode ajustar a altura do carro elétrico em segundos, foi projetada para maximizar o conforto ao passar por lombadas e em outras situações adversas. Na versão RS E-Tron GT Performance, a suspensão ganha um modo de desempenho específico, projetado para uso em pistas.

Esteticamente, o Audi E-Tron GT mantém seu visual futurista, com algumas referências sutis ao passado. As rodas forjadas de 21 polegadas são reminiscentes do conceito Audi Avus Quattro de 1991, e o tema branco do painel digital do RS E-Tron GT Performance faz alusão ao RS2 Avant de 1994.

O Audi E-Tron GT 2025 será comercializado na Alemanha a partir de 126 mil euros (R$ 731.371) para a versão S E-Tron GT, 147.500 euros (R$ 856.168) para o RS E-Tron GT, e 160.500 euros (R$ 931.627) para o RS E-Tron GT Performance. No Brasil, os preços ainda não foram divulgados, mas é esperado que o modelo chegue com valores competitivos para enfrentar rivais como o Porsche Taycan e outros sedans elétricos de luxo.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas