A quarta geração do BMW X3 chega ao mercado já como linha 2025, com uma proposta mais esportiva no visual, fugindo do convencional. O SUV do segmento premium tem porte médio e já revela suas principais mudanças no design exterior.
A nova grade dianteira tem a opção de ser iluminada e traz faixas oblíquas inéditas, dando um toque diferente ao modelo. Além disso, os faróis totalmente em LED podem ser adaptativos, com farol alto automático ou com um interior M Shadow Line polido, apresentando uma assinatura de luz em forma de L duplo.
Na traseira, a tampa do porta-malas está menos inclinada, enquanto as saídas do escapamento agora ficam escondidas atrás do para-choque.
O novo BMW X3 é mais longo e mais largo do que seu antecessor, totalizando 4,76m de comprimento e 1,92m de largura. Houve, consequentemente, também um aumento no volume do porta-malas, chegando a 570 litros nas versões micro-híbridas, e 460 litros nas híbridas plug-in. Em contrapartida, a altura do veículo foi reduzida, medindo agora 1,66m.
Por dentro, o novo BMW X3 se assemelha ao Série 5, com destaque para a tela curva que inclui um comando giratório central para controlar as principais funções, mantendo a preferência dos clientes por este recurso.
Os materiais de alta qualidade e a digitalização avançada no interior do BMW X3 criam uma sensação de ambiente premium. Elementos de luz contrastantes no console central e nos painéis das portas, personalizáveis em cores, são agora típicos dos modelos mais recentes da BMW.
Motorização do novo BMW X3
Em termos de motorização, o novo BMW X3 oferece uma ampla gama de variantes. A versão de entrada é o X3 20 xDrive, com motor 2.0 turbo a gasolina e sistema micro-híbrido de 48 volts, gerando 208cv e acelerando de 0 a 100km/h em 7,8 segundos. O BMW X3 20d xDrive, primeiro micro-híbrido a diesel da linha, tem 197cv e acelera até 100km/h em 7,7 segundos.
Já a versão híbrida plug-in do BMW X3 30e xDrive combina o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com outro elétrico integrado na transmissão automática ZF Steptronic de oito marchas, resultando em 299cv de potência. Esta versão no híbrido plug-in é capaz de percorrer cerca de 90 quilômetros em modo 100% elétrico (pelo ciclo WLTP), com recarga em corrente alternada de até 11kW.
Para os entusiastas de desempenho, a versão de topo de linha é o BMW X3 M50 xDrive, equipado com o motor 3.0 a gasolina de seis cilindros, combinado com um sistema micro-híbrido de 48 volts, totalizando 398cv. Com isso, a versão acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos. A versão esportiva também inclui suspensão M adaptável, direção esportiva variável, sistema de freios esportivos M, rodas de liga leve de até 20 polegadas e diferencial esportivo M.
Valores e chegada ao Brasil
O lançamento do novo BMW X3 está programado para novembro de 2024, com preços na Alemanha a partir de 57.900 euros (R$ 339.978) para a versão 20 xDrive, apenas 2 mil euros (R$ 11.743) a mais que o modelo atual.
A BMW ainda não divulgou os preços e a data de chegada do modelo ao Brasil, mas espera-se que o SUV chegue em breve, com preços competitivos para enfrentar rivais como o Audi Q5, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas