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Ressurgiu

Adeus ou até mais? Edição 'final' limitada de Jeep Wrangler ressurge

Jeep diz que consumidores da marca não estavam preparados para se despedir do motor V8 Hemi; Wrangler Rubicon 2025 vem sem muita mudança em relação à edição especial anterior

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Encomendas da nova edição especial começam no 3º trimestre deste ano
Encomendas da nova edição especial começam no 3º trimestre deste ano Foto: Stellantis/Divulgação

Inicialmente, a edição limitada do Jeep Wrangler Rubicon 392 foi lançada como uma despedida ao motor V8 Hemi, mas a marca voltou atrás. Ao que parece, o Final Edition 2024 não era a última versão, e sim a penúltima.

Segundo a Jeep, a decisão de voltar com o V8 foi motivada pela demanda popular, pois os consumidores não estavam “prontos para dizer adeus ao Wrangler com motor V8”.

O que muda na nova versão do Jeep Wrangler Rubicon?

Sem muitas mudanças de uma versão para a outra, quem adquiriu o até então “limitado” Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition acreditando que estava fazendo um bom negócio em item de colecionador pode ficar meio frustrado com a notícia. No entanto, a proteção da grade tripla da Mopar e o kit de ferramentas de 83 peças do Mopar Jeep continuarão sendo itens exclusivos do modelo 2024.

Tirando esses detalhes, o Jeep Wrangler Rubicon 392 2025 será um copia e cola da versão anterior. O motor não mudou e permanece sendo o mais potente de todos, com 476cv e 65kgfm de torque, fazendo com que o Jeep alcance 96km/h em 4,5 segundos. 

A lista de equipamentos do Jeep Wrangler Rubicon 392 permanece com:

  • Guincho Warn padrão de 3.629 kg de capacidade;
  • 29,5 cm de altura livre do solo;
  • Capacidade de travessia de água de 87,6cm;
  • Deslizadores de rocha reforçados mais capacidade Trail Rated em qualquer condição;
  • Caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades;
  • Tração nas quatro rodas em tempo integral intuitiva;
  • Eixos Dana 44 de bitola larga reforçados com diferenciais eletrônicos de bloqueio Tru-Lok;
  • Desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira

O Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition de 2024 foi oferecido em apenas 3.700 unidades em todo o mundo. Cerca de 90% da quantidade total foi destinada apenas aos Estados Unidos, com um valor de US$ 101.890 (R$ 555.738). A Jeep ainda não divulgou as informações de quantidade e preço da nova edição especial, mas as encomendas abrem no terceiro trimestre, com produção programada para iniciar no primeiro trimestre de 2025.

Jeep Wrangler Rubicon azul de traseira estático na terra
O Wrangler mais potente e rápido de todos está de volta, com motor V8 de 476cv e 65kgfm de torque Foto: Stellantis/Divulgação

Não é a primeira vez

Com essa quebra de promessa, surge a questão: será que a Stellantis, 'empresa mãe' da Jeep, estará repetindo um erro já cometido no passado? 

Esta não é a primeira vez que um modelo Stellantis, supostamente de produção limitada, foi relançado. O Durango SRT Hellcat 2021 foi inicialmente anunciado como uma edição limitada a 3 mil unidades. Mas ele voltou repentinamente em 2023, levando alguns proprietários a se unirem para processar a empresa. Para complicar ainda mais, um Durango SRT Hellcat 2024 também está sendo lançado.

A tentação de relançar modelos com boas vendas é compreensível, mas talvez essas versões só foram um sucesso por serem limitadas. A Jeep provavelmente está obtendo um lucro considerável com a venda de Wrangler e indo nessa ideia.

O modelo básico é mais de três vezes mais barato, o que sugere que o Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition proporciona um retorno financeiro significativo. Mas, se seguir o caminho do Duran, os clientes não terão uma boa resposta a essa jogada.