Inicialmente, a edição limitada do Jeep Wrangler Rubicon 392 foi lançada como uma despedida ao motor V8 Hemi, mas a marca voltou atrás. Ao que parece, o Final Edition 2024 não era a última versão, e sim a penúltima.
Segundo a Jeep, a decisão de voltar com o V8 foi motivada pela demanda popular, pois os consumidores não estavam “prontos para dizer adeus ao Wrangler com motor V8”.
O que muda na nova versão do Jeep Wrangler Rubicon?
Sem muitas mudanças de uma versão para a outra, quem adquiriu o até então “limitado” Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition acreditando que estava fazendo um bom negócio em item de colecionador pode ficar meio frustrado com a notícia. No entanto, a proteção da grade tripla da Mopar e o kit de ferramentas de 83 peças do Mopar Jeep continuarão sendo itens exclusivos do modelo 2024.
Tirando esses detalhes, o Jeep Wrangler Rubicon 392 2025 será um copia e cola da versão anterior. O motor não mudou e permanece sendo o mais potente de todos, com 476cv e 65kgfm de torque, fazendo com que o Jeep alcance 96km/h em 4,5 segundos.
A lista de equipamentos do Jeep Wrangler Rubicon 392 permanece com:
- Guincho Warn padrão de 3.629 kg de capacidade;
- 29,5 cm de altura livre do solo;
- Capacidade de travessia de água de 87,6cm;
- Deslizadores de rocha reforçados mais capacidade Trail Rated em qualquer condição;
- Caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades;
- Tração nas quatro rodas em tempo integral intuitiva;
- Eixos Dana 44 de bitola larga reforçados com diferenciais eletrônicos de bloqueio Tru-Lok;
- Desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira
O Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition de 2024 foi oferecido em apenas 3.700 unidades em todo o mundo. Cerca de 90% da quantidade total foi destinada apenas aos Estados Unidos, com um valor de US$ 101.890 (R$ 555.738). A Jeep ainda não divulgou as informações de quantidade e preço da nova edição especial, mas as encomendas abrem no terceiro trimestre, com produção programada para iniciar no primeiro trimestre de 2025.
Não é a primeira vez
Com essa quebra de promessa, surge a questão: será que a Stellantis, 'empresa mãe' da Jeep, estará repetindo um erro já cometido no passado?
Esta não é a primeira vez que um modelo Stellantis, supostamente de produção limitada, foi relançado. O Durango SRT Hellcat 2021 foi inicialmente anunciado como uma edição limitada a 3 mil unidades. Mas ele voltou repentinamente em 2023, levando alguns proprietários a se unirem para processar a empresa. Para complicar ainda mais, um Durango SRT Hellcat 2024 também está sendo lançado.
A tentação de relançar modelos com boas vendas é compreensível, mas talvez essas versões só foram um sucesso por serem limitadas. A Jeep provavelmente está obtendo um lucro considerável com a venda de Wrangler e indo nessa ideia.
O modelo básico é mais de três vezes mais barato, o que sugere que o Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition proporciona um retorno financeiro significativo. Mas, se seguir o caminho do Duran, os clientes não terão uma boa resposta a essa jogada.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!