No próximo domingo (23), a Ford Performance vai desafiar a famosa Subida da Montanha de Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos, com sua mais nova criação: a Ford F-150 Lightning SuperTruck.
A marca, que no ano passado quebrou diversos recordes com o protótipo elétrico SuperVan 4.2, agora busca novos marcos com a super picape elétrica.
Desenvolvida pela divisão de carros de alto desempenho da Ford e fundada pelo piloto austríaco Manfred Stohl, a F-150 Lightning SuperTruck é um exemplo de engenharia avançada. O design aerodinâmico da picape, que gera 2.700kg de “downforce” a 240km/h, é complementado por motores elétricos otimizados para desempenho máximo.
O trem de força da SuperTruck é composto por três motores STARD UHP de seis fases e células de polímero de lítio NMC (níquel, manganês e cobalto) de ultra-alta performance, totalizando uma potência impressionante de mais de 1.400cv. Na intenção de melhorar ainda mais a aerodinâmica da Ford F-150 Lightning SuperTruck, a picape conta com uma série de ajustes, como asa dianteira, dutos nos faróis, dutos e persianas no capô, difusores dianteiros e laterais, além de difusor e asa traseira.
O protótipo da Ford F-150 Lightning SuperTruck também está equipado com freios de carbono-cerâmica, rodas forjadas de magnésio com pneus Pirelli P-Zero e suspensão totalmente personalizada, garantindo desempenho e segurança nas condições extremas de Pikes Peak.
Parceria entre Ford e Stard para bater recordes
A parceria da Ford com a Stard, que começou com a SuperVan 4.0, continua com a Ford F-150 Lightning SuperTruck. A StaRD tem um papel integral no desenvolvimento e construção do projeto, incluindo os controles do trem de força e enfatiza a importância das competições extremas como parte da pesquisa e desenvolvimento da marca.
Quem estará no comando desta super picape Ford F-150 Lightning SuperTruck durante a prova é o piloto veterano Romain Dumas, atual recordista geral da Pikes Peak, que faz sua nona participação na competição e a segunda com a Ford Performance.
A história da Ford em Pikes Peak é longa, remontando a 1916, quando um Modelo T completou a subida de 4.300 metros em 28 minutos e 3 segundos. Na 102ª edição da prova deste ano, a Ford busca superar seu próprio recorde de 2023, estabelecido pela SuperVan 4.2, que completou a corrida em 8 minutos e 47,682 segundos.
Para quem quiser acompanhar, a prova será transmitida ao vivo e gratuitamente no YouTube.
- Confira os vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!