Se tem um carro que foi lançado no Brasil em plena sintonia com a Europa, esse "cara" é o Volkswagen Passat, que hoje completa 50 anos de vida. O modelo chegou por aqui em 21 de junho de 1974, um ano depois da sua estreia na Europa.
Dentro da gama Volkswagen da época, com o Fusca e seus derivados, o Passat representou décadas de evolução, a começar pela motorização:
FUSCA E CIA |
PASSAT |
Motor boxer |
Motor em linha (longitudinal) |
Motor traseiro |
Motor dianteiro |
Arrefecimento a ar |
Arrefecimento a água |
Tração traseira |
Tração dianteira |
Para além do olhar nostálgico dos modelos Volkswagen "a ar", é inquestionável que a chegada do Passat tinha o potencial de colocar a Volkswagen em equidade com seus concorrentes mais atuais. O Passat foi projetado junto com o Audi 80, um sedan lançado em 1972. A essa altura as marcas já pertenciam ao mesmo grupo.
Modelo foi desenhado por Giugiaro
O visual do Volkswagen Passat é assinado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro. O fastback exibia linhas retas, faróis circulares e a grade emoldurada por um friso cromado. O para-choque cromado trazia as setas integradas. Na traseira, destaque para as lanternas horizontais. O interior era espaçoso tanto para passageiros quanto para bagagem, com porta-malas de 450 litros.
A carroceria de quatro portas só foi introduzida em 1975. Outra boa opção estava disponível em 1976, a carroceria de três portas, que trazia a tampa do porta-malas integrada ao vidro traseiro, o que integrava mais o compartimento de bagagem e o habitáculo e permitia carregar objetos maiores quando o banco era rebatido.
O motor de estreia do Passat 1974 era um 1.5 de quatro cilindros em linha (longitudinal), ligado a um câmbio manual de 4 marchas, que entregava 65cv de potência (líquida) e 11kgfm de torque. A velocidade máxima era de 150km/h e a aceleração até os 100km/h era feita em 17 segundos. A tração é dianteira.
Passat TS era versão esportiva
No Lançamento, o Passat estava disponível apenas em duas versões, L e LS. Mas, em 1976, a Volkswagen lançou a cobiçada versão TS (Touring Sport), que se diferenciava pelos dois pares de faróis circulares e faixas laterais. O interior também era diferenciado, com volante esportivo e vários mostradores. O motor era mais potente, um 1.6 que fornecia 80cv de potência e alcançava a velocidade máxima de 160km/h.
Uma versão de luxo, identificada como LSE, ainda foi lançada em 1978, trazendo também faróis duplos e motor 1.6, mas equipada com ar-condicionado, apoio de braço central e encostos de cabeça no banco traseiro.
Reestilizações
Para manter o Passat atual, a Volkswagen aplicou uma reestilização em 1979, quando o modelo ganhou faróis retangulares com luzes de seta integradas, grade com frisos cromados, para choques com apliques em plástico e novas lanternas.
Em 1982 o modelo ganhou outra reestilização, passando a trazer dois pares de faróis quadrados e grade mais baixa. As luzes de seta voltaram para o para choque. Toda a linha ganhou novo motor 1.6 e novo câmbio.
Passat Iraque e Passat Pointer
Outras versões do Passat fizeram muito sucesso. O "Passat Iraque" (oficialmente chamado TSE) foi configurado para exportação, mas acabou sendo oferecido também no mercado brasileiro com luxos como bancos de veludo na cor vinho e ar-condicionado mais potente. Outra versão esportiva chegou em 1984, a GTS Pointer, que recebeu motor 1.8.
Em 1985 o Passat recebeu sua última reestilização, quando ganhou para-choques de plástico envolvendo toda a dianteira, além da nova lanterna frisada. Nesse ano o modelo finalmente passou a trazer câmbio de cinco marchas. No ano seguinte a linha adotou os motores AP 1.6 e 1.8.
No fim de 1988 o Passat saiu de linha. No total foram produzidos 897.829 unidades, dos quais cerca de 221 mil foram para exportação.
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