A tecnologia dos carros elétricos já não é tão recente, mas ainda gera muitas dúvidas para os consumidores. Uma delas é em relação à segurança e confiabilidade dos veículos. A abertura com comando eletrônico das portas pode parecer uma inovação super legal em um primeiro momento, mas em situações de emergência, será que é eficiente?
Recentemente, no Arizona, Estados Unidos, um momento caótico e assustador pegou de surpresa uma avó, proprietária de um Tesla, e sua netinha de apenas 1 ano e 8 meses. Após prender sua neta na cadeirinha para levá-la em um passeio no zoológico, Renee Sanchez fechou as portas para poder entrar no carro, mas teve uma surpresa: a bateria do Tesla descarregou sem nenhum aviso.
Como o modelo tem comando automático para abertura das postas, e isso depende da bateria estar com carga, o acesso ao interior do veículo ficou impossibilitado. Com isso, a criança ficou presa dentro do Tesla, que estava sob sol forte e com o interior cada vez mais quente.
Antes de ficar sem carga, o Tesla deveria emitir três avisos aos proprietários alertando que a bateria estava prestes a descarregar. O que aconteceu neste caso é que a bateria de 12V do Tesla descarregou totalmente sem emitir qualquer aviso à proprietária. E ausência do alerta foi confirmada pelo Departamento de Serviço da Tesla.
Carros Tesla, assim como vários outros com comando eletrônico para as portas, têm uma abertura manual, mas ela fica dentro do carro, no lado do motorista. Muitos proprietários não sabem sobre tais liberações manuais e entram em pânico. Mas há uma alavanca manual a centímetros da mão do motorista que permite destravar as portas. Como nessa situação quem ficou preso dentro do carro era uma criancinha, impossibilitada de ativar a alavanca manual, a avó não teve outra opção a não ser ligar para a emergência para resgatarem a criança, já que o carro estava ficando cada vez mais quente.
Quando o corpo de bombeiros chegou ao local, foi informado à Renee que não havia maneira de entrar no Tesla e a única chance para tirar a criança de dentro do forno que o carro estava se tornando seria quebrando a janela com uma marreta, cobrindo-a com fita adesiva para não machucar a criança. E foi o que fizeram.
É sim possível entrar no Tesla após o descarregamento da bateria pelo lado de fora, porém, é um processo que exige diversas etapas para acessar a cabine, que envolve fios e carregadores de bateria. Por isso, montadoras com esse tipo de comando deveriam seguir o exemplo da Chevrolet.
Para acessar a cabine de um Corvette com a bateria descarregada, os proprietários usam a chave física para abrir o deck traseiro. Então, eles podem puxar uma alavanca manual no lado esquerdo da área de carga para abrir a porta do lado do motorista. Se o Tesla dessa história tivesse um sistema tão simples e direto, talvez nem tivéssemos ouvido falar do incidente.
A situação vivida por Renee Sanchez e sua netinha levanta importantes questões sobre a segurança dos veículos modernos, que, embora altamente tecnológicos, podem falhar em momentos críticos. A dependência excessiva de sistemas eletrônicos, sem alternativas simples e acessíveis, pode transformar uma inovação em um risco.
O incidente reforça a importância de os consumidores estarem bem informados sobre todos os recursos de segurança de seus veículos, inclusive os manuais, que muitas vezes são deixados de lado em favor da conveniência tecnológica.
Além disso, as montadoras têm a responsabilidade de garantir que seus veículos sejam seguros e fáceis de operar em todas as circunstâncias. Instruções claras e acessíveis sobre os procedimentos de emergência são fundamentais para evitar situações perigosas como a descrita. A tecnologia pode e deve avançar, mas a segurança do usuário deve ser prioridade.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas