UAI
Eletrificados

Nova picape elétrica chinesa no Brasil é maior que Ford Maverick e Rampage

RD6 será picape elétrica da marca chinesa Radar, pertencente ao grupo Geely, e desembarca no Brasil pronta para desafiar Ford Maverick e Fiat Toro

Publicidade
Nova picape chinesa chega com aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos com motor elétrico de 272 cv
Nova picape chinesa chega com aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos com motor elétrico de 272 cv Foto: Radar/Divulgação

Você piscou e mais uma marca chinesa de elétricos chegou ao Brasil. Desta vez, trazendo uma picape que se anuncia como "a primeira picape 100% elétrica do mercado". No mercado internacional, a fabricante do grupo Geely é conhecida como Radar. Já no território brasileiro, o nome dela será Riddara e trará a picape elétrica RD6 como produto de estreia da marca. 

Dentro do grupo Geely há também outras marcas, entre elas a Volvo. Por isso, a picape RD6 será construída sobre a mesma plataforma que os modelos recentes da Volvo, a SEA. As dimensões da picape monobloco são maiores do que as da Ford Maverick Hybrid e da Ram Rampage. Confira: 

Dimensão Riddara RD6 Ford Maverick Hybrid RAM Rampage 
Comprimento (m) 5,26 5,07 5,03
Largura (m) 1,90 1,84 1,89
Entre-eixos (m) 3,12 3,07 2,99
Altura (m) 1,83 1,73 7,18
Capacidade (litros) 1200 938 980

Por dentro da Riddara RD6

O capô da Riddara RD6 esconde um motor elétrico de 272cv, permitindo aceleração de 0 a 100km/h em 6 segundos. A versão básica tem uma bateria de lítio-fosfato de 63kWh, proporcionando uma autonomia de 400 quilômetros. A versão intermediária tem uma bateria NMC de 86kWh, com autonomia de 550 quilômetros. Já a versão topo de linha conta com uma bateria NMC de 100kWh, oferecendo um impressionante alcance de 632 quilômetros.

O interior da caminhonete chinesa RD6 traz uma certa sofisticação, com materiais suaves ao toque, apliques cromados e iluminação ambiente ajustável com 72 cores. No console central, encontram-se duas telas multimídia flutuantes de 12,3 polegadas e um Head-Up Display de nove polegadas em cores, que aceita comandos de voz. Além disso, a picape da Riddara conta com um teto solar panorâmico de 51 polegadas, oferecendo uma experiência de condução mais aberta e iluminada.

Lançamento da picape elétrica chinesa no Brasil

Oficialmente, o lançamento da Riddara RD6 está programado para acontecer em 13 de julho, durante o evento do Dia Mundial do Rock, em Curitiba, Paraná. Duas unidades da picape RD6 serão usadas para fornecer energia elétrica aos palcos principais do festival. 

O grupo Timber, encarregado de trazer a Riddara para o Brasil, aposta que a RD6 atrairá consumidores interessados em inovação, sustentabilidade e alto desempenho. Combinando design moderno, tecnologia avançada e excelente autonomia, a RD6 promete se destacar no competitivo mercado de picapes.

Simultaneamente ao lançamento da Riddara no Brasil, a Geely continua a expandir sua presença global. A Polestar, marca elétrica premium da Volvo, também sob a gestão da Geely, já anunciou sua entrada no mercado brasileiro em 2025. Além disso, a Geely está explorando a construção de uma fábrica na Europa, com a Polônia e a Espanha como principais candidatas.

A chegada da RD6 ao Brasil está sendo viabilizada pelo grupo Timber, que atua nos setores de equipamentos florestais, construção civil, manipuladores de materiais e veículos autônomos para a agricultura. Mais informações, incluindo detalhes sobre o lançamento comercial, vendas e preços, serão divulgadas futuramente.