UAI
Cuidado!

Luzes diurnas não substituem o farol baixo em todas as situações

Saiba as situações que ainda exigem o uso do farol baixo durante o dia, em que as luzes de rodagem diurna não podem substitui-lo

Publicidade
Nos túneis, por exemplo, é preciso utilizar farol baixo
Nos túneis, por exemplo, é preciso utilizar farol baixo Foto: Divulgação

Para quem tem um veículo equipado com luzes de rodagem diurna (DRLs) e pensa que não precisa mais se preocupar em ligar o farol baixo do carro nas situações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), saiba que a realidade não é bem essa e você pode levar uma multa a qualquer momento.

É que, de acordo com o CTB, algumas situações ainda exigem o uso do farol baixo, mesmo que o veículo conte com luzes de rodagem diurna (DRLs). Sendo assim, não deixe de acionar os faróis quando:

  • estiver sob chuva, neblina ou serração;
  • a entrar em um túnel;
  • circular em rodovias de pista simples;
  • tiver rodando em faixa de circulação exclusiva (para ônibus);
  • para motocicletas, sempre, seja dia ou noite;
  • , óbvio, à noite.

Fique atento: antes da Lei 14.071, que passou a vigorar em 2021, a recomendação era ligar as luzes de posição (os faroletes) quando havia chuva forte. Agora deve-se ligar o farol baixo sob qualquer intensidade de chuva, mesmo que o veículo esteja equipado com luzes de rodagem diurna (DRLs).

Em rodovias de pista dupla não é mais necessário ligar o farol baixo. No caso em que seu uso se aplica, o momento exato de ligar os faróis é quando o veículo abandona o perímetro urbano.

Luzes diurnas não substituem os faróis baixos em todas as situações.
Luzes diurnas não substituem os faróis baixos em todas as situações Foto: Divulgação

Porquê as luzes diurnas não substituem o farol baixo?

E a explicação para o uso do farol baixo, em detrimento das luzes de rodagem diurna, é simples. É que, ao ligar o farol baixo, as lanternas traseiras também acendem, tornando o veículo mais visível também para quem vem atrás nessas situações em que a visibilidade fica comprometida.

O que é o DRL?

O DRL (sigla de Daytime Running Light, ou luzes de rodagem diurna) é uma fonte luminosa dianteira que é acionada automaticamente quando o veículo é ligado ou entra em movimento. Sua função é dar visibilidade ao veículo, chegando a ter maior intensidade luminosa, com o facho posicionado de forma a não ofuscar outros veículo e se visto a longas distâncias.

Circular com o farol baixo desligado nas condições listadas acima é considerado uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos no prontuário do motorista.