UAI
Esportivo vem aí?

Cotado no Brasil, novo VW Golf R estreia na Europa; confira

Modelo será comercializado nas carrocerias hatch e perua, mas apenas primeira opção está sendo estudada para chegar ao mercado brasileiro

Publicidade
Montadora está estudando modelo para o mercado nacional
Montadora está estudando modelo para o mercado nacional Foto: Volkswagen / Divulgação

A Volkswagen apresentouna Europa o facelift do Golf R, a versão esportiva do modelo clássico. O modelo ainda estará disponível na carroceria perua, a Variant, que terá configuração exclusiva, a Black Line. O esportivo é cotado para o Brasil e, caso venha, disputará espaço no mercado com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. Além de novidades em seu visual, o hatch chega com mais equipamentos e mais potente.

Confira o que mudou no Golf R 

O modelo terá uma nova dianteira com faróis simplificados, que são conectados por uma barra iluminada, entradas de ar chamativas e o logotipo da VW também iluminado. Os faróis terão luzes de LED Plus em todas as variações do modelo. O VW Golf R ainda terá retrovisores cromados foscos, saias laterais esportivas e rodas de 18 e 19 polegadas que chamam atenção pelo seu perfil. As lanternas na parte de trás do modelo ganharam novo desenho, além do difusor preto brilhante e sistema de escape com quatro saídas – a montadora diz ter melhorado o feedback acústico para dar maior sensação de automobilismo ao carro.

Para os fãs da aparência esportiva, o veículo tem como opcional novas rodas de liga leve forjadas Warmenau de 19 polegadas. Cada uma pesa oito quilos, tornando-as cerca de 20% mais leves que as tradicionais, reduzindo assim a massa não suspensa. O design mais aberto ainda auxilia no resfriamento dos freios. Na Europa, o hatch ainda é oferecido na versão Black Edition, que escurece o carro. O VW Golf R passa a ser equipado com faróis, logotipos e uma variedade de componentes pretos, incluindo rodas, pontas de escapamento e pinças de freio. 

Por dentro, o VW Golf R será equipado com nova central de infoentretenimento de 12,9 polegadas, já o painel de instrumentos terá 10,2 polegadas com medidor G e cronômetro de volta para modelos equipados com o pacote Performance. O hatch ainda será equipado com bancos esportivos e acabamentos falsos em fibra de carbono. 

Golf R ganha upgrade na motorização

O modelo é equipado com motor turbo de quatro cilindros, atualizado para produzir 333cv e torque máximo de 42,8kgfm. A potência também estará disponível na perua Variant. Em relação a aceleração, o hatch esportivo vai de 0 a 100km/h em 4,6 segundos, já na perua, 4,8 segundos. A velocidade pode passar de 250km/h para 270km/h com a adição do pacote de desempenho. 

O propulsor é conectado a transmissão dupla embreagem de sete velocidades e sistema de tração integral 4MOTION com tecnologia de vetorização de torque.