UAI
Hatch compacto

Novo hatch compacto da Hyundai é um Renault Kwid melhorado?

Compacto e funcional, o novo hatch da Hyundai conta com duas opções de motorização: 97cv e 300 quilômetros de autonomia ou 115cv e 355 quilômetros de autonomia

Publicidade
Duas opções de motorização: 97 cv e 300 km de autonomia ou 115 cv e 355 km de autonomia
Duas opções de motorização: 97 cv e 300 km de autonomia ou 115 cv e 355 km de autonomia Foto: Hyundai/Divulgação

Após semanas fazendo suspense para apresentar seu novo mini hatch elétrico, a Hyundai finalmente revelou oficialmente o Inster 2025. Posicionado como modelo de entrada da linha de carros elétricos da Hyundai, o Inster tem a missão de conquistar principalmente os consumidores dos grandes centros urbanos da Europa, onde a concorrência tem se intensificado com a entrada de modelos chineses. Por isso, o modelo conta com dimensões compactas e funcionais para o dia a dia, bem parecidas com as do Renault Kwid.

Logo de cara, dá para ver as semelhanças entre o Hyundai Inster e a sua inspiração: o Casper, um mini SUV que só tem no país de origem da marca, a Coreia. Mas a Hyundai quis dar um toque especial, criando um hatch compacto elétrico de personalidade própria e jeito de SUV. Tanto a dianteira quanto a traseira do Hyundai Inster trazem luzes de LEDs pontilhados na parte superior, e as luzes diurnas são bem arredondadas e grandes. A grade, completamente fechada, reflete a ausência de necessidade de ventilação para resfriamento do motor elétrico. 

No interior, o Hyundai Inster chama atenção com um revestimento claro, que passa uma sensação de sofisticação. Além disso, o modelo é equipado com duas telas de 10,25 polegadas, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de entretenimento, que oferece conectividade e diversas funcionalidades. Entre os itens opcionais, destacam-se o carregamento sem fio para smartphones, iluminação em LED no painel, bancos aquecidos e um teto solar.

Dimensões e espaço interno do Hyundai Inster

Com 3,8 metros de comprimento, 1,6m de largura, 1,57m de altura e distância entre-eixos de 2,58m, o Hyundai Inster é um pouco maior em todas essas dimensões do que o Dacia Spring, o Renault Kwid E-Tech da Europa, seu maior concorrente. Em termos de porta-malas, o Hyundai tem capacidade para 280 litros, 10 litros a menos do que seu concorrente. Por isso, o Inster é maior e mais espaçoso do que o Kwid, especialmente para os passageiros da segunda fileira.

Desempenho e autonomia

Duas opções de desempenho são oferecidas no Hyundai Inster. Enquanto o Renault Kwid oferece um motor elétrico de apenas 65cv, a versão de entrada do Hyundai tem motor de 97cv e 14,9kgfm de torque, com uma bateria de 42kWh, que proporciona autonomia de 300 quilômetros. Para quem busca mais potência, a versão topo de linha oferece 115cv e uma bateria de 49kWh, que garante um alcance de 355 quilômetros. Ambas as versões são compatíveis com um carregamento rápido que chama atenção no Hyundai Inster, de 120kW DC, permitindo que a bateria vá de 10% a 80% em apenas 30 minutos. Em carregadores mais simples, o tempo de recarga sobe para até 4h35. O hatch elétrico também traz a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), que permite fornecer energia para equipamentos externos, como bicicletas e scooters elétricas.

As vendas do Hyundai Inster começarão na Coreia do Sul. Agora, com o lançamento oficial será expandido na Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, sem previsão de vir para a América do Sul.