O Plano Real foi lançado no dia 1º de julho de 1994, tendo completado 30 anos. Nesse período, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação acumulada no Brasil foi de 708%.
Ou seja, o que você comprava por R$ 1 em 1994, hoje custaria R$ 8,08. Trazendo isso para o nosso assunto, pinçamos 10 carros vendidos há três décadas (valor de tabela da primeira semana de julho) e atualizamos o seu valor. Confira:
Chevrolet Corsa 1.0
- Preço em 1994: R$ 7.350,00
- Preço corrigido: R$ 59.389,52
O Chevrolet Corsa foi lançado justamente em 1994, ano em que o Plano Real passou a vigorar. No início, o modelo estava disponível apenas com motor 1.0 e se enquadrava entre os carros populares. Note que o Corsa 1.0, assim como os demais hatches de entrada que selecionamos para essa lista, custam em torno de R$ 60 mil, cerca de 16% mais em conta que os modelos de entrada atuais, que estão na faixa dos R$ 70 mil.
Chevrolet Omega CD 3.0
- Preço em 1994: R$ 46.739,00
- Preço corrigido: R$ 377.660,77
Essa era a versão de topo do Chevrolet Omega, que trazia o motor 3.0 de 6 cilindros em linha, que era importado da Europa. Pelo preço desse sedan, hoje é possível comprar a versão de entrada de uma Mercedes-Benz Classe C, equipada com motorização semi-híbrida, com 204cv de potência.
Comparativo de Escorts no início do Plano Real
Ford Escort Hobby 1.0
- Preço em 1994: R$ 7.726,93
- Preço corrigido: R$ 62.435,19
Versão de entrada da Ford, o Escort Hobby 1.0 era um carro popular. A essa altura, quando o Plano Real foi implementado, a segunda geração brasileira do modelo já tinha sido lançada, mas essa versão mantinha o visual antigo. Essa motorização era um sofrimento!
Ford Escort XR3 2.0i conversível
- Preço em 1994: R$ 40.3132,86
- Preço corrigido: R$ 325.744,31
Já essa versão do Ford Escort era considerada um sonho de consumo na época em que o Plano Real passou a vigorar. Além de ter o motor AP 2.0 com injeção eletrônica, essa versão XR3 trazia elementos visuais esportivos, mas, sobretudo, tinha carroceria conversível. Não à toa, era bem caro!
Fiat Uno Eletronic 1.0 2 portas
- Preço em 1994: R$ 7.254,00
- Preço corrigido: R$ 58.613,82
O carro popular da Fiat nem era o carro mais barato do Brasil quando o Plano Real passou a vigorar (logo você vai ver quem era o campeão). Ao comparar o valor corrigido dos modelos mais baratos de 30 anos com os de hoje, vemos que os modelos nem estão tão mais caros assim, já que foram ganhando vários itens de série, sejam eles obrigatórios por lei (com airbags frontais, freio ABS, etc) ou por pressão do mercado (quatro portas, direção assistida, ar-condicionado).
Fiat Tempra 2.0 Ouro 16V 4 portas
- Preço em 1994: R$ 27.495,04
- Preço corrigido: R$ 222.165,60
Perto dos demais sedans médios da época, a versão de topo do Fiat Tempra nem era tão cara, custando cerca de 2/3 do valor de seus concorrentes. Mas, isso duraria pouco, já que, ainda em 1994, ano de implantação do Plano Real, a motorização turbo chegaria bastante "salgada".
Fusca era o carro mais barato do Brasil em 1994
Volkswagen Fusca 1.6
- Preço em 1994: R$ 7.243,00
- Preço corrigido: R$ 58.524,94
A Volkswagen é quem tinha os carros mais baratos do Brasil quando o Plano Real passou a vigorar. O Fusca 1.6 tinha voltado à ativa justamente em 1994, e custava exatamente o mesmo valor de um Gol 1000.
Volkswagen Santana GLSi 2.0 4 portas
- Preço em 1994: R$ 33.223,56
- Preço corrigido: R$ 268.453,23
A versão de topo do Santana tinha a mesma motorização do 2.0 AP do Escort XR3, com injeção eletrônica. Essa carroceria já pertencia à segunda geração do sedan.
Honda Accord LX MT
- Preço em 1994: R$ 41 mil
- Preço corrigido: R$ 331.288,47
Interessante ver que um Honda Accord no início do Plano Real custava praticamente o mesmo que custa hoje (R$ 332.400). Se levarmos em consideração que essa versão LX manual era a de entrada e hoje temos um pacote único com motorização híbrida e muita tecnologia, o sedan grande pode até estar mais em conta.
Honda Civic EX AT
- Preço em 1994: R$ 35 mil
- Preço corrigido: R$ 282.807,23
Já a versão de topo do Honda Civic custava mais caro que a versão única vendida hoje (a R$ 265.900), que é híbrida. Vale lembrar que, quando o Plano Real foi implementado, todos os modelos da Honda vendidos no Brasil eram importados.
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