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Ficou bacana!

Afinal, Fiat Uno vai voltar a ser produzido no Brasil?

Com o lançamento da nova geração do Fiat Grande Panda na Europa, modelo pode voltar a ser fabricado no Brasil. Conheça detalhes do projeto

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Versão de entrada já foi flagrada em testes na Itália
Versão de entrada já foi flagrada em testes na Itália Foto: motorisumotor.it/Reprodução

A Fiat vai apresentar a nova geração do Grande Panda no próximo dias 11. Para quem não fez a ligação, o modelo é o equivalente ao nosso Uno na Europa, e, diferente do nosso, que deixou de ser fabricado no fim de 2021, ainda está sendo vendido.

Mas, com a chegada da nova geração do Fiat Grande Panda, a grande questão é se o modelo será fabricado no Brasil, talvez voltando ao nosso mercado como Uno.

Com o lançamento do Grande Panda na Europa, Fiat Uno vai voltar a ser fabricado no Brasil?
Modelo é claramente inspirado no Panda clássico dos anos 1980 Foto: motorisumotor.it/Reprodução

Talvez modelo não chegue como Uno

A chance disso acontecer é grande. Não é segredo que a Fiat trabalha para unificar sua linha de produtos globalmente, aumentando seu ganho em escala. Para isso, a tendência é que a linha regional seja renovada nesse sentido.

De acordo com o Autos Segredos, o Grande Panda será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2026. No entanto, ainda não se sabe como o modelo será batizado. Os nomes ventilados até o momento giram em torno de Argo e até Panda.

Portanto, a denominação Uno não foi mencionada para nomear o Grande Panda no Brasil, o que soa estranho, já que o modelo tem uma boa reputação no mercado brasileiro, muito mais que Mobi e Argo.

Como será o nosso Fiat Panda?

O Grande Panda já teve o visual revelado. A inspiração no modelo clássico dos anos 1980, que é muito próximo ao nosso Fiat Uno, é muito clara. No entanto, o porte do veículo parece ser mais robusto, com conjunto óptico remetendo a pixels.

O veículo será construído sobre a plataforma STLA Small (evolução da CMP), marcando a estreia dessa base na planta de Betim. Depois disso, outros modelos fabricados ali vão utilizar essa plataforma, que já é utilizada em Porto Real (RJ), onde são feitos modelos da Citroën.

Quanto à motorização, a aposta é que o Panda brasileiro (ou Uno!) traga sob o capô o motor 1.0 Firefly nas versões de entrada, com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque, e o 1.0 turbo (T200) para as mais caras, com até 130cv e 20,7kgfm.

De acordo com a Fiat, o comprimento do Grande Panda é de 3,99 metros. Levando em consideração que o veículo terá a mesma plataforma do Citroën C3, sua distância entre-eixos deve ficar em 2,54 metros.