x
UAI
Gambiarra?

BYD Dolphin Mini: casal posta vídeo consertando suspensão do compacto

Engenheira postou alguns vídeos em suas mídias sociais instalando buffer em modelo elétrico da BYD

Publicidade
Modelo foi criticado justamente devido a sua suspensão
Modelo foi criticado justamente devido a sua suspensão Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O BYD Dolphin Mini foi lançado em fevereiro deste ano e mesmo com pouco tempo de disponibilidade no mercado, o modelo já conquistou o título de elétrico mais vendido do Brasil. Apesar do grande número de vendas, a suspensão, principalmente a traseira, foi muito criticada pelos proprietários do compacto. Diante disso, um casal resolveu reverter a situação utilizando as mídias sociais.

Entenda como casal consertou suspensão de BYD Dolphin Mini 

O perfil @belinhabyd no Instagram decidiu fazer com que seu “verdinho”, apelido carinhoso do eletrificado chinês, pulasse menos e instalou um kit de buffer. Belinha é engenheira e seu marido ajuda na instalação do componente. Nos vídeos, percebe-se que um buffer já estava instalado no modelo, mas uma voz ao fundo diz que outro seria colocado para ter uma melhora de 100%.

O casal deixa claro que a peça instalada em seu BYD Dolphin Mini não se trata de uma gambiarra e disponibiliza o link para seus seguidores adquiri-la. O buffer é um acessório feito para calçar as molas helicoidais da suspensão, dando sensação de firmeza ao amortecimento.

Durante o teste do modelo, a equipe VRUM notou que sua carroceria inclina muito nas curvas devido à baixa estabilidade, os amortecedores não conseguem interromper o movimento das molas e que o curso da suspensão é curto. Você pode conferir o restante do vídeo aqui:

BYD diz que mudanças nas peças pode acabar com garantia de Dolphin Mini

O portal Mobiauto consultou um professor de mecânica automotiva do Senai, Aguinaldo Ferreira para falar sobre a instalação do buffer. Ele diz que a peça limita o movimento das molas, mas ao mesmo tempo em que a faixa de atuação é diminuída, o trabalho da suspensão é inibido, fazendo com que o objetivo de melhora seja insignificante.

O veículo midiático ainda consultou a BYD, que informou que “conforme praticado no mercado automotivo em geral, nesse tipo de instalação, os itens afetados, como suspensão, semieixos, motor etc serão passíveis de análise e possível negativa da garantia do veículo”, nesse caso, o BYD Dolphin Mini.