O novo SUV cupê do grupo Stellantis está prestes a chegar ao mercado, mas ainda circula em testes de rodagem. O modelo em questão é o Citroën Basalt, que será o terceiro integrante da gama C3, após o hatch e o Aircross. O lançamento está confirmado para 2024 e acontecerá, possivelmente no último trimestre.
As fotos deixam evidente o elemento de estilo mais marcante do SUV: o vidro traseiro bem inclinado, que serve de mote para o sobrenome de cupê. Assim, o Citroën Basalt seguirá a mesma fórmula de veículos como Volkswagen Nivus e Fiat Fastback.
Tal qual o C3 hatch e o Aircross, o Citroën Basalt utiliza a plataforma CMP: por isso mesmo, ele será produzido na mesma fábrica dos demais, em Porto Real (RJ). Fotos oficiais divulgadas no exterior, porém, revelam que o SUV cupê terá um para-choque frontal exclusivo, com design mais agressivo. O acabamento interno, criticado nos outros dois modelos da linha, também deverá receber aprimoramentos.
Sob o capô, o Citroën Basalt adotará a mesma mecânica que equipa o Aircross e que chegará ao C3 hatch ainda neste ano: motor 1.0 turbo associado a câmbio automático CVT com simulação de sete marchas. Esse propulsor desenvolve 130cv de potência com etanol, 125cv com gasolina e 20,4kgfm de torque com ambos os combustíveis.
Porém, de acordo com o site Autos Segredos, o também terá versões movimentadas pela unidade 1.0 de aspiração natural. No C3 hatch, esse motor entrega 75cv e 10,7kgfm com etanol e 71cv e 10kgfm com gasolina. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Graças a essa mecânica, o Citroën Basalt deverá ocupar o posto de SUV cupê mais acessível do mercado brasileiro. Ainda segundo o Autos Segredos, a distância entre-eixos será igual à do Aircross, de 2,67 metros, para proporcionar bom espaço no banco traseiro.
Além do SUV cupê, Stellantis lançará novo Peugeot 2008
O novo SUV cupê não é o único produto inédito que o grupo Stellantis lançará ainda em 2024. Antes dele, no terceiro trimestre, chegará ao mercado o Peugeot 2008 de segunda geração, que também utiliza a arquitetura CMP, mas com produção na Argentina. Esse modelo, tem porte semelhante, mas terá um posicionamento superior no mercado, com acabamento mais sofisticado e maior oferta de equipamentos.
- Assista aos vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!