A motorista Luiza Britto divulgou nas redes sociais um alerta para prevenir incidentes como o que a acometeu há cerca de duas semanas. Ao verificar o nível do fluido do líquido de arrefecimento (popularmente chamado de "água do radiador"), ela sofreu queimaduras graves.
????ATENÇÃO: Luiza Britto, vítima de queimaduras de 2º grau alerta internautas sobre o perigo de olhar água do radiador após o carro já ter sido ligado. pic.twitter.com/RSFmPWOBxx
— Nazaré Amarga (@NazareAmarga) July 2, 2024
Ela conta que precisou trocar o motor do carro e recebeu a recomendação de que sempre deveria conferir o nível da "água do radiador". De acordo com Luiza Britto, ela rodou cerca de 800 metros com o carro, quando se lembrou que não havia feito a verificação do nível do fluido de arrefecimento.
Água do radiador causa queimaduras de segundo grau
Assim que abriu a tampa do reservatório do fluido de arrefecimento (o tanque de expansão), todo a "água do radiador" voou em cima dela, queimando cerca de 40% da parte da frente do tronco, alcançando o pescoço, o colo, o ombro e a barriga. Foram queimaduras de segundo grau.
Luiza Brito relatou que a dor que sentiu na hora foi inexplicável, e que chegou a desmaiar por esse motivo. Mesmo agora, com duas semanas do ocorrido, a motorista conta que a recuperação não é fácil e ainda vem sendo muito dolorida. "Graças a Deus não caiu no meu olho, nem no meu rosto, e eu tive socorro imediato. Mas isso é muito sério. Por isso eu quero que esse vídeo sirva de alerta para todo mundo".
No vídeo de alerta, Luiza Britto recomenda que, se acontecer alguma coisa com o carro, é melhor recorrer a alguém que conheça o que está fazendo. "Se eu tivesse um pouco mais de informação, obviamente não teria feito isso. Muita gente me questionou, falou que a gente aprende isso na autoescola, mas eu não lembro", declarou a motorista.
Como verificar o nível do fluido de arrefecimento?
O nível do fluido de arrefecimento (ou água do radiador) deve ser verificado com o motor totalmente frio, já que o líquido quente tem um volume maior que prejudica a medição.
NUNCA se esqueça: se o motor estiver quente, o líquido presente nesse sistema de resfriamento do carro estará muito quente e sob pressão. Basta abrir um pouco da tampa de rosca para que o fluido seja projetado daquela recipiente.
Mesmo com o motor frio, para verificar o nível não é necessário abrir a tampa do reservatório (ou tanque de expansão). Se o veículo tiver em boas condições, basta localizar onde estão marcados os níveis mínimo e máximo. Se o fluido de arrefecimento estiver nesse intervalo, tudo certo.
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