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Carros elétricos de grande porte não dão lucro, revela a Ford

Depois de investir pesado em veículos como SUVs e picapes, multinacional quer dar nova chance aos compactos

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Segundo a Ford, carros elétricos de grande porte, como a F-150 Lightning, não são rentáveis
Segundo a Ford, carros elétricos de grande porte, como a F-150 Lightning, não são rentáveis Foto: Ford/Divulgação

A viabilidade financeira dos carros elétricos vem sendo questionada pelos fabricantes ocidentais já há algum tempo. Porém, nos últimos dias, a Ford trouxe esse tema de volta à tona - e de maneira direta. O CEO Global da empresa, Jim Farley, afirmou que veículos de grande porte com propulsão elétrica, como SUVs e caminhonetes (justamente os segmentos no qual a marca tem focado nos últimos anos) "nunca vão gerar lucro". 

Na avaliação do próprio CEO, a Ford precisa fazer uma mudança radical na linha de carros elétricos. E o ponto determinante dessa transformação é começar a fabricar veículos menores, de porte compacto. Só assim, de acordo com o executivo, será rentável comercializar produtos mais acessíveis, na casa dos US$30 mil (valor que equivale a cerca de R$160 mil). 

O dirigente destacou ainda que essa mudança na linha de produtos é fundamental para que a Ford mantenha uma boa participação no principal mercado em que atua: no caso, os Estados Unidos. Afinal, aquele país também está sendo invadido pelos carros elétricos chineses, que têm preços mais acessíveis. 

Por fim, Farley revelou que a Ford já está trabalhando em um carro elétrico compacto, que terá preço na citada casa dos US$30 mil (R$160 mil) e chegará ao mercado em dois anos e meio, aproximadamente. Nas palavras do dirigente, tal veículo terá o objetivo de fazer com que os americanos "se apaixonarem novamente pelos automóveis pequenos".

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Estrutura de carregamento de carros elétricos ainda é negligente no Brasil Foto: Internet / Reprodução

Essa tarefa não parece ser fácil. Afinal, os consumidores estadunidenses, tradicionalmente, preferem veículos de grande porte. O CEO da Ford admitiu, ele mesmo, adorar tais modelos, mas salientou que, quando equipados com sistemas elétricos de propulsão, os preços desses carros chegam facilmente à faixa dos US$50 mil (cerca de R$270 mil), inviabilizando vendas em grandes volumes. 

Por que os carros elétricos são tão caros?

Farley não esconde a razão pela qual o custo de produção dos carros elétricos é tão alto. O problema, de acordo com ele, está nos preços das baterias. E, nesse ponto, vale lembrar que quanto mais pesado é o veículo, maior é a capacidade da bateria; consequentemente, mais elevado é o valor de compra. 

Para se ter uma ideia, as células de uma bateria de lítio-níquel-cobalto-óxido de alumínio (NCA) tem um preço médio de US$120 (R$655) por kWh. Já um componente à base de lítio-níquel-cobalto-manganês (NCM) tem um preço ligeiramente mais baixo: US$112 (R$610) por kWh.

Para se ter uma ideia, apenas a bateria de um Cadillac Escalade, um SUV enorme e luxuoso, chega a custar US$22.500 (R$123 mil), o que equivale a quase 20% do valor do próprio veículo. As informações são do site Motorpasión.  

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