UAI
Escolha errada?

Líder de vendas, Volkswagen Polo deixará de ser produzido; entenda

O modelo com 40 anos de história deixará a linha de produção europeia e será montado na África

Publicidade
Mesmo com bons números de vendas, modelo deixa de ser fabricado na Europa
Mesmo com bons números de vendas, modelo deixa de ser fabricado na Europa Foto: Volkswagen / Divulgação

No Brasil, o Volkswagen Polo tem crescido cada vez mais no número de vendas, sendo que apenas neste ano foram 57.862 unidades, crescimento de mais de 50% nos últimos 12 meses, assumindo a liderança geral do mercado nacional. A Volkswagen decidiu deixar de produzir o modelo, o que pode parecer loucura, mas a decisão partiu da montadora na Espanha, Por aqui, o veículo continuará sendo fabricado.

O Volkswagen Polo começou a ser produzido em 20 de março de 1984. Agora, 40 anos após sua estreia, o modelo deixará de ser produzido em Navarra, na cidade de Pamplona, Espanha. A escolha foi feita para adaptar a planta para a chegada de dois modelos elétricos em 2026 – um Skoda e um da própria marca, que coexistirão com T-Cross e Taigo.

Volkswagen Polo passará a ser produzido em outra planta

Apesar de deixar de ser produzido na Europa, o veículo continuará sendo ofertado, já que sua produção será transferida para Kariega, na África do Sul. De lá, o Polo será exportado para a Europa e abastecerá também outros mercados pelo mundo. Devido à decisão, seu preço pode ser alterado – atualmente, o carro é vendido a partir de 24.665 euros (R$ 146 mil).

O hatch continuará sendo produzido até, pelo menos, 2027. Ao todo, foram produzidas 8,4 milhões de unidades e foi feito um evento de despedida para o modelo, com uma faixa escrita “Obrigado, Polo; olá, elétrico”. O agradecimento é merecido, pois, no ano passado, o Volkswagen Polo foi o quinto mais vendido na Espanha, superando os SUVs da própria montadora.

A última unidade do Volkswagen Polo fabricada na planta espanhola foi da versão Life, equipada com motor 1.0 TSi de 95cv de potência, que funciona em conjunto com uma caixa manual de cinco marchas. O hatch foi pintado na cor azul e foi destinado à Espanha.

Conheça os elétricos que serão feitos no lugar do VW Polo

Os modelos T-Cross e Taigo continuarão a ser fabricados em Landabem e passarão a compartilhar a planta com dois EVs do Grupo Volkswagen. Os elétricos que “tomam” o lugar do Volkswagen  Polo são o Skoda Epiq, SUV urbano previsto para chegar ao mercado em 2026, e o VW ID.2. Há ainda a opção de se fabricar o B-SUV. Seja qual for, ambos os modelos serão montados na plataforma MEB Entry.